Patrulha Rural reduziu em até 80% o número de crimes

Patrulha Rural reduziu em até 80% o número de crimes

PARTILHAR
Foto Divulgação.

Contando com dados sobre as fazendas, funcionários e bens, policiais militares atuam para coibir furtos e roubos, essa é a missão da Patrulha Rural em Goías!

O número de crimes em áreas rurais de Goiás recuou após a implantação da Patrulha Rural Georreferenciada. A Polícia Militar cadastra produtores, funcionários, máquinas e animais em uma base de dados, que pode ser acessada pelos agentes e contém a localização exata da fazenda.

O programa, que deve chegar a todos os municípios do estado até o fim de 2019, reduziu pela metade a criminalidade.

“Temos localidades em que caiu até 80%. Há um trabalho de inteligência envolvido nisso, com o batalhão rural e as demais delegacias de desarticulação de quadrilhas”, diz o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.

Os produtores elogiam a iniciativa e afirmam que o sentimento de segurança aumento. Mesmo assim, eles apontam algumas falhas que precisam ser corrigidas.

“Temos que adaptar bem as nossas estradas e não deixar atalho ou saída para o bandido”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Cristalina (GO), Alécio Maróstica.

No Distrito Federal, o modelo foi implantado em 2018. De acordo com o capitão Rafael Cunha, do Batalhão Rural, muitos crimes foram evitados pelo simples cadastro das pessoas.

“A gente quer dar emprego para quem chega falando que é coitado e precisa trabalhar. Aí colocamos lobos para cuidar das ovelhas. Essas pessoas serão as mesmas que observarão tudo o que tem na propriedade e depois vão cometer roubos e furtos, às vezes encapuzadas para não serem reconhecidas”, diz.

Outros quatro estados executam programas específicos para a segurança em zonas rurais. Agora, a intenção é compartilhar as experiências para tentar criar uma política integrada de prevenção e combate à violência no campo.

Enquanto isso, parlamentares querem aprovar o porte de armas de fogo para produtores. “Para que as pessoas possam defender não só seu patrimônio, mas algo muito maior que isso: a vida e a segurança de suas famílias”, declara o deputado federal José Mário Schreiner (DEM-GO).

Fonte: Canal Rural


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com