Pecuária de precisão ou de decisão?

PARTILHAR
Pecuária de precisão ou de decisão
Fonte: Bovexo

Boas tomadas de decisão dependem de conhecimento estratégico, planejamento, gestão descomplicada, análise de oportunidades e o uso correto de tecnologias de precisão

Pecuarista, você gosta de perder dinheiro? Eu tenho a certeza de que a sua resposta é não! Porém ao olhar os dados da pecuária de corte brasileira, mais de 50% dos pecuaristas sobrevivem com rendimentos inferiores ao da poupança.

Como podemos mudar esse cenário?

A resposta não é simples, mas a adoção de tecnologias, através do uso das ferramentas de pecuária de precisão, é o caminho que permitirá a mudança dessa realidade.

Nesse artigo vamos entender como a tecnologia pode ajudar o pecuarista no planejamento, gestão de performance e análise de oportunidade para decisões certeiras em menos tempo, resultando na otimização da rentabilidade do seu negócio.

A nova pecuária de corte

O Brasil tem se tornado um referencial no mercado internacional da carne bovina. Para que este cenário seja mantido é importante tornar o sistema cada vez mais eficiente, objetivando aumentar a produtividade de forma sustentável. Por isso, a intensificação na pecuária de corte é uma realidade nos últimos anos, reflexo da busca pelos produtores por uma mudança do modelo tradicional, caracterizado pelo uso extensivo da terra e baixos índices de produtividade, para um modelo configurado em uma pecuária de alta performance.

Esse contexto eleva o patamar de competitividade do setor exigindo maior conhecimento estratégico dos pecuaristas, onde é necessário melhorar a capacidade de analisar, de forma certeira e no menor tempo possível, as oportunidades de investimento versus retorno.

É nesse ponto que a pecuária de precisão, através de tecnologias de informação e automação, entra para ajudar o pecuarista a ter maior facilidade, acurácia e segurança nas tomadas de decisões críticas, visando melhorias no desempenho dos animais e o aumento da rentabilidade do seu negócio. É a combinação entre pecuária de precisão e mudança de atitude do pecuarista que fazem os sistemas de produção terem um crescimento consistente.

Mas afinal, o que é a pecuária de precisão?

Segundo Daniel Berckmans (2014), a pecuária de precisão é definida como um sistema de gestão baseado em tecnologias que realizam o contínuo monitoramento e controle em tempo real da produção, reprodução, saúde e bem-estar animal nos diferentes pontos da cadeia produtiva, gerando informações para o pecuarista.

Para te explicar de uma forma simples e objetiva, pense no seguinte cenário: você possui uma fazenda produtora de gado de corte, localizada no interior do centro-oeste brasileiro, com equipamentos automatizados conectados entre si e pela internet, realizando todos os acompanhamentos de consumo, conversão alimentar, desempenho, manejo sanitário, manejo reprodutivo, análise de custos de produção e processos de compra/venda dos animais, sendo que tudo pode ser monitorado de sua casa, localizada em São Paulo. Então, isso é o que chamamos de pecuária de precisão.

Podemos perceber que a adoção da pecuária de precisão deve servir como um facilitador para que o pecuarista consiga coletar dados, interpretar dados, integrar informações e tomar decisões, permitindo ter um retrato em tempo real de tudo que acontece em sua fazenda. Contudo, se a tecnologia é usada somente para gerar dados, então o seu uso está incorreto. Ou seja, há três pontos importantes a serem considerados quando falamos de pecuária de precisão: coleta de dados, tempo e tomada de decisão. É aqui que abrangemos o conceito de pecuária de precisão para pecuária de decisão.

Gestão descomplicada de dados para decisões certeiras

É visível que uso de tecnologias para fornecer dados em tempo real vem crescendo de forma exponencial nas fazendas, contudo, o grande volume de dados gerados pode acabar sendo um complicador para o pecuarista, pois são muitas variáveis a serem analisadas em um curto período com diferentes cenários possíveis, o que pode acabar dificultando as tomadas de decisão que, na maioria das vezes, precisam ser rápidas e certeiras.

Quando falamos em ter uma “pecuária de decisão”, nos referimos ao uso otimizado das ferramentas de pecuária de precisão para integrar o ambiente pecuário, gerenciar e mensurar seus resultados e maximizar a sua lucratividade, gerando valor à sua criação e segurança para suas tomadas de decisões. Ou seja, vai muito além de somente coletar dados em tempo real, é uma cultura tecnológica de planejamento acurado e entrega de resultados. Por isso, para estar preparado para todos os desafios acima é essencial ter em mãos ferramentas de tomada de decisão que te darão maior segurança para suas ações.

Nesse caso, a Bovexo tem os melhores especialistas, algoritmos precisos, conhecimento zootécnico e indicadores de performance para te auxiliar na gestão com sustentabilidade, precisão e planejamento acurado. Nosso software conecta a diferentes tecnologias (balanças, bolsa de valores, suplementação animal, sistemas de administração de pecuária, SISBOV, etc), através dos nossos algoritmos, para que você possa analisar todas variáveis, comparar cenários e chegar na melhor decisão possível.

Como a intensificação tecnológica se paga

Ainda está em dúvida se deve investir em tecnologia? Baixe a planilha “Como a intensificação tecnológica se paga?” Você verá em números os grandes benefícios de usar tecnologias na pecuária de corte.

Escrito por João Costa Jr – Zootecnista, Dr. em Zootecnia

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com