Pecuária: Raça garante a qualidade da carne?

Pecuária: Raça garante a qualidade da carne?

PARTILHAR
Pecuária de corte- Raça garante a qualidade da carne
Montagem Compre Rural

Muitos consumidores, na busca pela carne perfeita, acreditam que a determinação de raça X ou Y em selos garantem a qualidade de carne almejada

Dia após dia a demanda crescente por uma carne com qualidade diferenciada tem feito a cadeia produtiva se movimentar. O consumidor busca também uma experiência única, aquela carne que vai se lembrar por um bom tempo e vai impressionar os convidados!

Muitos consumidores, na busca pela carne perfeita, acreditam que a determinação de raça X ou Y em selos garantem aquilo que buscam. Entretanto, isso nem sempre é uma regra. A maciez e o sabor geralmente são os principais fatores que determinam a satisfação de consumo. Visando isso, alguns programas de carne de qualidade utilizam raças em que o melhoramento genético para precocidade e marmoreio é realizado a fim de garantir um produto que atenda às exigências do consumidor final.

Embora o melhoramento genético de algumas raças venha sendo feito há muito tempo, isso não significa que dentro da mesma raça, do mesmo rebanho, todos os animais terão as mesmas características.

Além do melhoramento genético, o ambiente de criação e a alimentação interferem diretamente na característica final do produto. O sistema de produção e o manejo na fazenda são fundamentais. Um animal melhorado geneticamente, se não tiver as condições adequadas de manejo, não vai manifestar as características para o qual foi selecionado.

Tem muita carne no mercado com certificação de raça que não apresenta padronização, pois erradamente fazem parte da mesma certificação: machos inteiros, castrados e fêmeas, animais com 50% até 100% de sangue destas raças, animais de 12 a 36 meses de idade e sem nenhum controle da alimentação, isso tudo tem uma influência na qualidade da carne maior do que a raça isoladamente.

Roberto Barcellos, especialista em carnes, já afirmou – “nenhuma raça bovina pode se declarar “dona da qualidade” e dizer que carne certificada por associação de raça não garante qualidade, porque:

  • Raça não garante qualidade
  • Raça não garante maciez
  • Raça não garante sabor
  • Raça não garante suculência

Quer saber o segredo de uma carne macia? 7 fatos que garantem uma carne mais macia:

  • Idade do animal
  • Sexo
  • Raça (ou linhagens)
  • Corte
  • Método de conservação
  • Maturação
  • Forma de preparo

Os resultados que vêm sendo obtidos com cruzamentos em gado de corte reforçam a tese de que a contribuição dos mestiços para produção tende a se consolidar. No entanto, há necessidade de se buscar maior entendimento das relações existentes entre genótipo, ambiente e exigência de mercado para que se consiga otimizar a produção, não só alcançando maiores produtividade, competitividade e eficiência, mas também estabelecendo sistemas de produção que sejam sustentados a médio e longo prazos.

Ao concluir extenso trabalho de 30 anos com cruzamento entre raças pesquisadores resumem o cruzamento industrial com a seguinte frase: “Nenhuma raça foi superior em todas as características para produção de carne bovina”.

Ao final, a soma raça + melhoramento genético + sexo + acabamento de gordura + idade são fatores que direcionam o produto para uma experiência gratificante.

Com ajuda do texto do Filipe Eller do Carne com Ciência

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.