Pecuarista mata nove assaltantes que roubaram fazenda

Pecuarista mata nove assaltantes que roubaram fazenda

PARTILHAR
Foto Divulgação.

“Vídeo mostra o resultado de uma reação de um fazendeiro”. Ele conseguiu matar nove assaltantes que tentaram roubar sua casa após vender o trator e comprar metralhadora. Verdade ou mito?

Infelizmente, a criminalidade no campo está cada dia maior, trazendo grande insegurança para aqueles que vivem ou tem negócios no meio rural. Um local conhecido por ser mais isolado, de pessoas simples e que ainda acreditam na boa índole das pessoas, estão assustados com tamanha crueldade por parte dos bandidos que tem se aproveitado da valorização dos produtos agropecuários, mirando o comércio ilegal desses bens roubados.

Pois bem, circula na internet um comentário de um fazendeiro que teve sua fazenda assaltada e, utilizando uma metralhadora, acabou matando esses miseráveis. Entretanto, como nós temos a preocupação com a informação correta, corremos atrás para descobrir se é verdade ou mito. Confira agora!

Vamos aos fatos que foram circulando e ganhando as redes socais nos últimos dias, principalmente entre os grupos de pecuária e defesa do campo.

Nas imagens (que não iremos exibir aqui), um homem mostra o que seriam os corpos dos ladrões em uma mata e lamenta o fato de, tão jovens, terem desperdiçado a vida no mundo do crime. Leia a mensagem que circula online e confira a transcrição:

Mensagem: 9 CPFS CANCELADOS. Tudo errado dia errado, fazenda errada, dono de fazenda no interior do Piauí mata 9 elementos que tentaram assaltar sua fazenda, depois de 4 assaltos em menos de 2 anos praticados pela mesma quadrilha, fazendeiro se prepara, espera e mata todos os 9 integrantes da quadrilha, em depoimento para polícia o senhor de 63 anos disse: “eu sabia que eles voltariam, vendi um trator pra comprar uma sub metralhadora, porque as armas que eu tinha eles levaram todas, já estava esperando por eles”#pmpe #pmpb #assalto #ladrãosefudendo

Transcrição: C… hein? C… esse aqui, ó, ele veio para arregaçar mesmo. É, ele arregaçou tudo. Olha aí, os cara novo, hein? Tudo novo lá. Até parece que tá dormindo. Olha lá. Aqui acho que tem quatro. Vê se o crime compensa? O crime não compensa. Só Jesus na causa

Imagens Ilustrativas de morte de ladrões de gado
Imagens Ilustrativas de morte de ladrões de gado
Imagens Ilustrativas de morte de ladrões de gado

Afinal de contas, verdade ou mito?

Antes de mostrar o resultado da nossa pesquisa sobre o assunto, mostrando a veracidade ou não dos fatos do “pecuarista mata 9 assaltantes que roubaram fazenda”, confira o vídeo da ação da polícia que acabou na morte dos ladrões que fizeram idosos reféns ao tentar roubar a propriedade:

As ocorrências relacionadas a furto de gado aumentaram no Sul de Minas. A Polícia Civil acredita na atuação de quadrilhas especializadas. O número de registros aumentou quase 18% quando comparado o período de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo do ano passado, segundo o Observatório da 6ª Região Integrada de Segurança Pública.

Uma fazenda de Campanha foi alvo deste tipo de crime. Os suspeitos levaram 25 cabeças de gado do local em outubro.

“Chateado, magoado e sem perspectiva da criação de gado. Não tem lucro e só prejuízo. Esse último agora um prejuízo aproximado de R$ 70 mil”, destacou Luiz Carlos Lemes Ferreira, que é criador de gado.

Outro criador de gado da região sugere a implantação de uma delegacia especializada em crimes rurais no Sul de MG.

“Seria realmente a implantação de uma delegacia especializada em crimes rurais no Sul de Minas. Pegaria furtos de gado, café, maquinário agrícola, que tanto tem crescido na região”, disse Cássio Gonçalves Lima.

Ao buscar pelo assunto na internet (há de se convir que se trata de uma história bombástica), nada encontramos em fontes confiáveis. Também não achamos nada sobre a tal declaração envolvendo “tratores e metralhadoras”. Ou seja, a história simplesmente brotou em redes sociais.

Com isso, já conseguimos perceber que a informação merecia uma checagem. Foi aí que começamos a verificar o histórico da filmagem em questão e descobrimos que ela circula há, no mínimo, um mês.

Resumindo: a história que aponta que um fazendeiro no Piauí matou nove assaltantes que tentaram roubar sua casa é falsa. O vídeo é de outra situação e a história é uma invenção que não tem nenhum embasamento em fontes confiáveis.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com