Pecuarista, seu ‘bezerro do cedo’ já nasceu?

Concentrar os nascimentos dos bezerros em um curto espaço de tempo é uma das melhores estratégias para a melhor gestão da pecuária de corte

Na pecuária de corte é essencial que as matrizes produzam um bezerro por ano, um sistema de cria eficiente, exige de suas matrizes, além de produzir um bezerro todo ano, desmamar um bezerro de boa qualidade e pesado. A época do ano que ocorre os nascimentos dos bezerros é decisivo na obtenção de um bom bezerro. Os indivíduos do cedo nascem no início da estação de parição e são melhores, comparados aos bezerros “do tarde”, nascidos no final da estação. Concentrar os nascimentos no início da estação de parição traz inúmeras possibilidades, como, melhor crescimento e desempenho dos bezerros, facilidade de manejo e ganhos financeiros.

epocas do ano para as fases de cria
Fonte: Fabíola Lino/ iRancho

Quanto maior a quantidade de vacas prenhes no início da estação de monta mais bezerros nascerão nos primeiros meses da estação de parição.

Qual melhor período para o bezerro nascer?

Dados mais recentes da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) demonstram claramente este efeito do momento do nascimento. Os dados de peso à desmama ajustado aos 210 dias de 254.420 bezerros desmamados entre 2014 e 2017 foram analisados e estão demonstrados no gráfico abaixo.

Fonte: ANCP

Os motivos pelos quais bezerros que nascem no cedo desmamam mais pesados, estão associados a fatores ambientais, sanitários, nutricionais e genéticos. Nos meses mais chuvosos, existe um aumento na infestação de larvas de parasitas e na presença de vírus e bactérias no ambiente.

bezerro nelore de qualidade incrivel top foto
Foto: Tulipa Agropecuária

Outro ponto a ser considerado é o início de pastejo pelos bezerros – A rebrota dos pastos geralmente coincide com os períodos de início do pastejo de bezerros que nascem no cedo, além disso, esses bezerros do cedo, tem boa oferta e qualidade de forragem à disposição até o momento da desmama (maio).

A nutrição materna influencia diretamente no desempenho futuro da progênie. A restrição nutricional em períodos específicos da gestação compromete a formação de tecido muscular e adiposo, bem como, compromete a hipertrofia das células musculares reduzindo a massa muscular do animal.

bezerros de desmama - nelore senepol curral
Foto: Senepol Da Pajeú

E qual o efeito prático do mês de nascimento dos bezerros na fazenda?

A adoção de tecnologias como a estação de monta, IATF (inseminação artificial por tempo fixo) e outras ferramentas permitem obter o maior número de gestações ocorrendo no período ideal de acordo com a localização geográfica da fazenda, levando em consideração a característica de produção de forragem. De acordo com dados de uma fazenda em Barra do Garças – MT, machos confinados, Nelore e cruzamento industrial (Nelore x Angus), os bezerros que nasceram nos primeiros meses (agosto e setembro) da estação de parição tiveram maior ganho de carcaça diário em relação aos nascidos no final da estação de parição.

novilha precoce parida fazenda agua limpa
Foto: Divulgação

Quais manejos elevam seus índices de prenhez?

Segundo o professor Zequinha, que é pesquisador da Unesp/Botucatu, onde coordena o Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho (GERAR), vários fatores influenciam nas taxas de prenhez e, para cada grupo de manejo e contemporâneo, situação da fazenda e o que se esperar dos índices, existe uma técnica específica. O professor Zequinha trouxe algumas dicas importantes para os pecuaristas de cria como, por exemplo, alertar que as técnicas de IATF não são idênticas para primípara, secundípara e multípara. “Em cada uma dessas situações a recomendação nunca será a mesma”, disse.

O professor Zequinha também orientou ao produtor sempre buscar um pacote tecnológico específico para cada situação. Na esfera genética, ele disse que é necessário integrar ao rebanho de matrizes, fêmeas de boas DEP’s para precocidade sexual, fertilidade e habilidade materna, alertando que “de nada vai adiantar o criador optar por essas importantes características, sem nutrir corretamente a fêmea, não só para que ela emprenhe, mas estender essa boa nutrição durante o aleitamento até a sua reconcepção na estação seguinte”, acrescentou.

25023138_1511818772258354_5150121200466264064_n
Bezerrada Marca Sisan. Reprodução Instagram: @nelore_sisan

Grande erro na estação de monta

“O grande erro hoje do pecuarista é ele achar que fazendo IATF vai melhorar geneticamente o seu rebanho. Para mim essa é a maior ponderação que eu tenho que fazer. E as pessoas acham que a maior produtividade é a maior lucratividade e nem sempre isso acontece. E o que eu aponto de maior acerto é quando a pessoa que faz um planejamento”, disse Morales. O zootecnista também foi enfático em afirmar que você pode acertar ou errar com a IATF, e ressalta – “Se você tiver a condição de fazer uma planejamento genético bem feito, há chance de você aumentar a sua produtividade com lucratividade, que é o X da questão”.

O mercado genético brasileiro cresceu muito nos últimos anos, a coleta de sêmen no Brasil em 2021 já cresceu mais de 100%. Outro dado interessante é o crescimento da venda de sêmen Angus produzido no Brasil, cresceu 36,68% no primeiro semestre. Este número só comprova que cada dia mais o pecuarista está fazendo estação de monta utilizando biotecnologias reprodutivas e aderindo ao cruzamento industrial.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM