Bezerros nascidos “no cedo” são mais pesados?

Bezerros nascidos “no cedo” são mais pesados?

PARTILHAR
Esse é padrão @neloregrendene

O mês de nascimento é determinante para o desempenho dos seus bezerros; Afinal, qual melhor período para o bezerro nascer? Confira!

Bezerros que nascem primeiro durante a estação de nascimento, desmamam mais pesados do que aqueles que nascem mais tarde. Os dados mais recentes da Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores (ANCP) demonstram claramente este efeito do momento do nascimento. Os dados de peso à desmama ajustado aos 210 dias de 254.420 bezerros desmamados entre 2014 e 2017 foram analisados e estão demonstrados no gráfico abaixo.

Os motivos pelos quais bezerros que nascem no cedo desmamam mais pesados, estão associados a fatores ambientais, sanitários, nutricionais e genéticos. Nos meses mais chuvosos, existe um aumento na infestação de larvas de parasitas e na presença de vírus e bactérias no ambiente.

Os bezerros que nascem primeiro na estação de parição, nascem em períodos secos, e, consequentemente, são expostos a um menor desafio sanitário, diminuindo consideravelmente a ocorrência de verminoses e diarreias. Outro ponto a ser considerado é o início de pastejo pelos bezerros.

A rebrota dos pastos geralmente coincide com os períodos de início do pastejo de bezerros que nascem no cedo, além disso, esses bezerros do cedo, tem boa oferta e qualidade de forragem à disposição até o momento da desmama (maio).

A nutrição materna influencia diretamente no desempenho futuro da progênie. A restrição nutricional em períodos específicos da gestação compromete a formação de tecido muscular e adiposo, bem como, compromete a hipertrofia das células musculares reduzindo a massa muscular do animal.

A adoção de tecnologias como a estação de monta e IATF permitem obter o maior número de gestações ocorrendo no período ideal de acordo com a localização geográfica da fazenda, levando em consideração a característica de produção de forragem.

E qual o efeito prático do mês de nascimento dos bezerros na fazenda? Nos machos, o efeito do momento de nascimento influencia no desempenho do animal até a idade adulta.

De acordo com dados de uma fazenda em Barra do Garças – MT, machos confinados, nelore e cruzamento industrial (Nelore x Angus), os bezerros que nasceram nos primeiros meses (agosto e setembro) da estação de parição tiveram maior ganho de carcaça diário em relação aos nascidos no final da estação de parição.

Nas fêmeas, as que nascem primeiro, desmamam mais pesadas e, consequentemente, possuem um menor desafio para atingirem o peso ideal para sua primeira EM.

Portanto, o mês de nascimento é fator determinante no desempenho dos bezerros e bezerras. Uma estação de monta adequada, utilização de IATF e estratégias que incrementem os índices reprodutivos, possibilitam a fazenda aumentar o número de vacas gestantes no início da estação de monta, fazendo com que os nascimentos ocorram de maneira concentrada e, principalmente, no período ideal.

Uma curva de nascimento adequada eleva o peso à desmama médio dos bezerros desmamados, melhora o desempenho dos machos confinados, abatendo animais mais jovens e pesados e otimiza a reprodução das novilhas, produzindo bezerras que serão mais velhas, pesadas e com maior potencial produtivo em sua primeira estação de monta.

Por: Isabella Marconato Noronha, Técnica Advantage Alta

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com