Pecuaristas baianos produzem Nelore de qualidade

Pecuaristas baianos produzem Nelore de qualidade

PARTILHAR
ACNB-Circuito-Nelore-de-Qualidade-em-Itapetinga-BA-destaca-se-com-machos-jovens-pesados-e-com-boa-cobertura-de-gordura
Foto: Divulgação

Circuito Nelore de Qualidade, em Itapetinga (BA), destaca-se com machos jovens, pesados e com boa cobertura de gordura; unidade da Friboi no município sediou o evento

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) anunciaram os vencedores da 32ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, na unidade da Friboi em Itapetinga (BA).

“Ao todo, foram avaliados 415 animais, sendo 398 machos não castrados e 17 fêmeas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação. “Entre os machos, 73% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), 99% registraram mais de 18 arrobas (com média de 21,5 arrobas) e 77% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme”, reitera o médico veterinário.

Já entre as fêmeas, o peso médio foi de 19 arrobas e 59% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O destaque para o Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa, com Medalha de Ouro, foi da Agropecuária Jacarezinho Ltda. – Fazenda Nova Terra (Cotegipe/BA). A Medalha de Prata ficou com a Agropecuária Pontal – Fazenda Independência (Gongogi/BA) e, a de Bronze, com Silvio Roberto de Moraes Coelho, da Fazenda Reunidas Rural Brejolândia (Brejolândia/BA).

Em relação às fêmeas, o Melhor Lote de Carcaças foi para a Agropastoril Vila Real S/A – Fazenda Pau de Jataí (Itarantim/BA).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com