Pesquisa busca touros com melhor eficiência alimentar

Pesquisa busca touros com melhor eficiência alimentar

PARTILHAR
parceria-trouw-embrapa-geneplus-nelore
Foto: Divulgação

Parceria entre Trouw Nutrition e Embrapa avalia touros Nelore com melhor eficiência alimentar para aumento da produtividade em bovinos de corte.

A Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) contou com participação da Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, no estudo que durante três anos buscou o alto desempenho da pecuária de corte a partir de um programa genético com foco na eficiência alimentar. “A equação é simples: a proposta é ter animais com maior ganho de peso, porém consumindo menos alimento, aliado a introdução de produtos da marca Bellman”, explica Josiane Lage, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Ruminantes da Trouw Nutrition. A pesquisa é realizada pelo Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, sob responsabilidade do pesquisador Dr. Luiz Otavio Campos da Silva.

A Trouw Nutrition é responsável pelo programa de nutrição dos animais participantes da prova de desempenho do Nelore, realizada pelo Geneplus. Na primeira etapa, foram recebidos animais de diferentes fazendas, com diferentes sistemas de nutrição. “Após a chegada do gado no confinamento, aplicamos o protocolo de nutrição recomendado para fazendas comerciais: 14 dias de adaptação com o suplemento BellPeso Adapt e, posteriormente, 56 dias de prova com BellPeso Vivaz. O estudo comprovou a eficiência dos nossos produtos e conseguimos acompanhar a melhoria na conversão alimentar”, explica Josiane Lage.

O Programa Geneplus, da Embrapa Gado de Corte, realizou durante os últimos três anos, ao redor de três provas de desempenho de reprodutores por ano, com o objetivo de identificar os machos que ganham mais peso ingerindo menor quantidade de alimentos. “Participar desse estudo dá credibilidade ao nosso trabalho, comprovando a eficácia de nossas soluções para o sistema de confinamento. Os pecuaristas reconhecem que os nossos produtos foram usados e aprovados por uma instituição líder, que promove a transferência de tecnologia na atividade”, pontua Josiane.

Além de impulsionar a engorda dos animais, as soluções da Trouw Nutrition contam com tecnologia inovadora para potencializar o metabolismo do fígado e melhorar o estado imune, impactando diretamente a melhoria da carcaça e o produto final (carne) destinado ao consumidor. “Somos uma empresa de nutrição inovadora. O nosso compromisso é nos adiantar às exigências dos produtores e oferecer soluções que, comprovadamente, contribuem para o aumento da produtividade da pecuária brasileira”, assinala a gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Ruminantes da Trouw Nutrition.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com