Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Potência no Agro e nas Copas, Holanda quer seguir impressionando o mundo

A Seleção Holandesa, como de costume, é uma das favoritas a ir longe na competição, entretanto, na última Eurocopa acabou surpreendendo negativamente.

Situada na parte ocidental da Europa, a Holanda faz fronteira com a Alemanha, a Leste, e a Bélgica, ao Sul. Desta forma, o país representa os Países Baixos nas competições organizadas pela FIFA e UEFA, tal como, a Copa do Mundo de Futebol. Em 2022, os holandeses estão no Grupo A e enfrentam Equador, Senegal, além da seleção anfitriã, Catar, na primeira fase da competição.

A primeira aparição da Holanda em Copas aconteceu em 1934, na segunda edição, e depois, em 1938. Os holandeses se ausentaram do âmbito internacional, por alguns anos, retornando na década de 70, quando encantaram o mundo com a verdadeira aula tática do Carrossel Holandês.

Será a 10ª participação em Mundiais, e, embora não tenha conquistado o troféu, já fez história chegando em três finais, sendo a segunda seleção com mais “vices”, atrás apenas da Alemanha (vice quatro vezes). Além dos “vices”, a Holanda terminou em 3º lugar em 2014, e em 4º, em 1998.

Em 1974, sob o comando do técnico Rinus Michels, fizeram uma campanha histórica, com cinco vitórias, um empate e uma derrota em sete jogos. Sendo a única derrota, na final contra a Alemanha Ocidental, na qual começou vencendo e sofreu a virada. Naquela Copa, o grande destaque foi um dos maiores jogadores da história e maior ídolo holandês, Cryuff. O jeito como a equipe jogava revolucionou o futebol e inspirou grandes treinadores e esquemas táticos. Mas, acabou não sendo suficiente para conquistar o título inédito.

Maior ídolo holandês, Cryuff

Na Copa seguinte, 1978, chegaram novamente à final, sem Cryuff, e perderam para a Argentina. De fora de mais duas copas, a Holanda chegava para o ano de 90 como os atuais campeões da Euro e um forte favoritismo. Contudo, caíram para o Brasil nas quartas de final, em partida equilibrada por 3 x 2.

Avançando um pouco no tempo, a participação holandesa na Copa de 2006 ficou marcada por um evento negativo, a “Batalha de Nuremberg”. Assim ficou conhecido o jogo que ficou marcado como o mais indisciplinado da história do torneio, nas oitavas contra Portugal. E o maior número e cartões vermelhos também, com quatro.

Na Copa seguinte, o craque Sneijder eliminou o Brasil da competição e levou a Holanda pela terceira vez em sua história a uma final, porém, aos 116 minutos da grande final, o espanhol Iniesta destruiu o sonho da seleção (mais uma vez). 

Na Copa do Brasil, fizeram uma grande campanha em 2014, perdendo nos pênaltis para a Argentina na semifinal e vencendo os anfitriões com autoridade, por 3 x 0, na disputa pelo 3º lugar. E em 2018, novamente, não conseguiu se classificar.

Os Oranjes, como são conhecidos, garantiram vaga nesta Copa do Mundo com autoridade. A equipe estava no Grupo G nas Eliminatórias Europeias e passou como líder, com 23 pontos: sofreu apenas uma derrota e venceu sete, deixando a Turquia e a Noruega para trás.

(Back L to R) Daryl Janmaat, Daley Blind, Stefan de Vrij, Terence Kongolo, Bruno Martins Indi, goalkeeper Jasper Cillessen and (front L to R) Joel Veltman, Memphis Depay, Jordi Clasie, Robin van Persie, and Georginio Wijnaldum pose before their international soccer friendly match against Ecuador in the Amsterdam Arena in this May 17, 2014 file photo. The Netherlands squad will meet Spain, Australia and Chile in Group B of the World Cup finals in Brazil.
Foto: Michael Kooren / Reuters

A Seleção Holandesa, como de costume, é uma das favoritas a ir longe na competição, entretanto, na última Eurocopa acabou surpreendendo negativamente, quando caiu para a República Tcheca por 2 x 0 e não conseguiu passar das oitavas de final.

Agronegócio

Atrás dos Estados Unidos, e ainda na frente do Brasil, no agronegócio, a Holanda é a segunda maior exportadora de alimentos do mundo.  O país tem 33.800 quilômetros quadrados de território com 17 milhões de habitantes. Na logística dá um show com o porto de Roterdã, 40 km de porto, o maior da Europa e o quarto maior do mundo.

Porto de Roterdã

Caracteriza-se por produzir e vender produtos de alto valor agregado. Exportam ¼ dos tomates do mundo, frutas, queijos, lácteos, flores e plantas ornamentais; são os maiores em batatas, em cebolas, além de altíssima qualidade em hortaliças.

Apresenta uma produtividade no agronegócio cinco vezes superior do que a média da Europa, sendo líderes em máquinas para processamento de alimentos, e contando com o segundo maior investimento mundial em pesquisa para o agronegócio. A universidade de Wageningen é reconhecidamente um dos principais centros de estudos do planeta.

A Holanda é um país pequeno, com inflação de 1,8% ao ano, um dos 10 melhores países para se viver no planeta e ainda possui um extraordinário modelo de cooperativas. São grandes no agronegócio, sendo um modelo de logística, qualidade e organização.

Gado leiteiro

Holstein-Friesian é uma raça europeia (Bos taurus taurus) amplamente utilizada no mundo e especializada na produção de leite, sendo conhecida por ser a maior produtora em volume. A raça é muito popular internacionalmente, sendo bastante utilizada no Brasil, especialmente em direção ao Sul do país.

Holstein-Friesian Foto Divulgação.

A principal característica da raça a princípio era o padrão malhado, com manchas, em sua maioria em cor preta, sobre uma base branca e aptidão leiteira, mesmo em uma época em que não havia seleção. A raça passou, então, a ser selecionada como de dupla aptidão e os criadores buscavam por animais da pelagem preta e branca.

Uma vez na América do Norte, os animais passaram a ser selecionados e se especializaram na produção leiteira, tornando-se animais mais altos, longilíneos e angulosos. Foram realizados cruzamentos absorventes para o aumento do rebanho Holstein, que passou a ser muito apreciado na América. Os rebanhos de base para estas cruzas eram, em sua maioria, das raças Shorthorn, Ayrshire, Pardo Suíço e Canadiene

Para o Brasil, conforme a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa, constam em dados históricos que o gado holandês foi trazido nos anos de 1530 a 1535, período no qual o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias.

Em 1934, a Associação foi fundada pelo senhor Bento Sampaio Vidal. No ano seguinte, começou a funcionar o Herd-Book oficial, no qual mais de 2.500.000 animais foram registrados no país desde então.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM