PQNN: Programa de qualidade Nelore natural

PQNN: Programa de qualidade Nelore natural

PARTILHAR
Foto: Rogean Veiber Campo Grande / Dourados - Mato Grosso do Sul

Programa de premiação Nelore apresenta as novas condições de participação.

As bases do Programa começaram a ser lançadas em 1999, quando o Sr. Carlos Viacava, recém eleito presidente da ACNB procurou uma consultoria de marketing para uma avaliação de mercado e elaboração de um planejamento agressivo de marketing para fomentar a raça Nelore.

O diagnóstico indicou que o melhor caminho para valorizar e divulgar a raça seria através do lançamento e do posicionamento da marca Nelore como a principal marca de carne no Brasil.

Com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA desenvolveu-se então o Programa de Qualidade Nelore Natural – PQNN.

O que é o PQNN

O PQNN é um conjunto de normas e procedimentos para garantir o padrão de carcaças bovinas, sistemas de cria, sistemas de engorda e reprodutores da raça Nelore. A proposta é oferecer ao mercado um produto diferenciado por sua padronização e qualidade controlada.

O programa está baseado na simplicidade e praticidade, de forma que qualquer criador, recriador ou invernista pode participar, independentemente do tamanho de seu rebanho. As indústrias frigoríficas e os estabelecimentos de varejo devem ser habilitados pelo Programa.

Como criar os animais do programa

Os animais devem ser mantidos a maior parte de sua vida alimentando-se de forrageiras, com ou sem suplementação, sendo que no período de terminação para o abate, podem receber dietas totais ou parciais em cochos, respeitando-se a legislação vigente.

O PQNN já alcançou números que o colocam como o maior programa de qualidade de carne já implementado no país. Esta é uma vitória do agronegócio nacional. E este sucesso, deve ser creditado aos criadores, recriadores e invernistas que acreditaram, e continuam acreditando, na diferenciação pela qualidade.

Mudanças no programa

A Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) informa aos seus associados e demais interessados, a continuidade da parceria com a Marfrig Global Foods para a operação do Programa Qualidade Nelore Natural (PQNN).

Nesta ocasião, apresentamos as novas condições de participação, e a nova tabela de premiações oferecidas pela Marfrig aos participantes do PQNN, que serão válidas para os abates realizados a partir do dia 17 de julho de 2017.

Para continuar participando e concorrer às premiações, será necessária a firmação de um novo termo de adesão ao PQNN. Do valor efetivamente recebido a título de premiação do PQNN, o pecuarista deverá repassar para a ACNB o valor de R$0,05 (cinco centavos de real) por arroba dos animais premiados, a título de contribuição para o fomento da raça Nelore. Sobre os animais não premiados, nenhum valor deverá ser repassado.

Através da nova tabela, de acordo com a combinação das características de sexo, peso, idade e acabamento de gordura dos animais Nelore abatidos, os associados poderão receber premiações de até R$5,00 (cinco reais) sobre o valor da arroba negociado.

tabela-premiacao-marfrig-nelore-natural
Fonte: ACNB

Para maiores informações acesse o site da ACNB

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.