Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

“Precisamos ser parte da mudança do Brasil”

Conversamos com Rick Chesther da Silva, vendedor de água que virou palestrante e foi parar em Harvard, ele falou aos jovens da agropecuária.

Uma plateia de mais de 400 pessoas de várias gerações, sendo a maioria jovem, participou do Encontro Jovens da Agropecuária, realizado nessa segunda-feira (26), na sede do Sindicato Rural de Campo Grande. O evento, com o tema Super/Ação, é uma realização do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sistema Famasul, Famasul Jovem, MNP, Sindicato Rural de Campo Grande, com o patrocínio da Monsanto.

Empreender no Brasil é um desafio, ainda maior no agronegócio, o setor vem passando por vários transformações, agricultura de precisão, intensificação da pecuária e sucessão familiar, o jovem da agropecuária precisa estar preparado para todas essas mudanças, confira algumas dicas de Rick Chesther para vencer os desafios e seguir em frente empreendendo.

encontro-de-jovens-da-agropecuaria
Foto: Agro Agência e Assessoria

“Em primeiro lugar gostaria de dizer que sou um brasileiro normal, inclusive com os mesmos problemas da maioria das pessoas que vivem em nosso país. A diferença do Rick para os demais é que escolhi não me vitimizar, quando os problemas surgiram eu resolvi enfrentá-los, sou uma pessoa que não se escondeu atrás de uma desculpa pronta para justificar o fato de não ter conseguido caminhar”.

Desafios do empreendedorismo no Brasil

“Na minha opinião, o maior desafio é a pessoa não se conhecer, se joga no mundo sem se conhecer, sem essa premissa básica o empreendedor não estará preparado para o mundo, as dificuldades começarão a aparecer e ela não saberá lidar. Não faltam exemplo de pessoas empreendedoras que erram ao iniciar o seu negócio por falta de autoconhecimento”.

encontro-de-jovens-da-agropecuaria
Foto: Agro Agência e Assessoria

Dicas de leitura do Rick Chesther

“Bom, tem vários livros fundamentais que eu sempre indico, um deles é a Bíblia, ela é o maior livro de todos, Geração de Valor – volumes l, ll e lll do autor Flávio Augusto da Silva, todo mundo que trabalha com empreendedorismo deveria ler. Eu também lancei um livro agora chamado “Pega A Visão” que tem uma vertente muito forte a respeito do empreendedorismo. Outra dica importante é acima da pessoa ler muito livros, ela precisa aprender a absorver o conhecimento e levar para seu universo, o segredo de fato é aplicar à sua própria caminhada dentro, principalmente dentro do agronegócio, ou em qualquer outra atividade, não tem diferença, o empreender não muda de setor para setor, está dentro do cara, então se a pessoa quiser ser ela vai ser.

Outras dicas de leitura:

“É necessário absorver o que está nos livros e colocar em prática, só assim iremos conseguir migrar do ponto x para o ponto y”.

Agronegócio brasileiro e nova geração

“Confesso que meu conhecimento do agro é limitado, eu tenho muito cuidado para falar sobre um assunto que eu não tenho pleno conhecimento. É notório o peso do agronegócio no cenário nacional e principalmente para a economia do país, e vem chegando uma nova geração que precisa dar continuidade e inovar em um mercado muito competitivo. Assim como em todas as áreas, se não tiver uma atenção especial não dá certo, falo sempre para as platéias que me assistem “estudem à si mesmo e o setor que você está inserido, pois sua contribuição será muito importante e terá orgulho de dizer que fez parte de tudo que está acontecendo”.

“Talvez você não verá isso hoje, mas seus filhos e netos irão sentir isso lá na frente, suas lutas ou ausências serão sentidas lá na frente, basta escolher o caminho que irá trilhar. O Mato Grosso do Sul respira agronegócio, respire isso hoje porque o futuro não se sabe”. Chesther enfatizou: “O empreendedorismo é a revolução do termo ‘trabalhar por conta’”. Brincando, o palestrante fez uma alusão de sua vida ao meio rural. “Se a vida é a lei da semeadura, então a vida é agro”.

Diretor do MNP, Giulian Rios, destaca a importância do Jovem na agropecuária

“Interessante conhecer a história do Rick, é comum para quem procura empreender, principalmente ao jovem da agropecuária, de que é necessário acreditar, temos que buscar conhecimento e estar prontos para os desafios do agronegócio, eu sou prova viva de que o empreendedorismo é tangível. Rick falou sobre a lei da semeadura, você deve estar pronto, mesmo que o resultado seja a longo prazo, os desafios estão em todos os setores, mas o que sempre me motivou foi a crença intrínseca de que era possível empreender e hoje colho os frutos na propriedade de minha família”.

“Não há limite para encontrarmos o conhecimento e o aprendizado […] O futuro de um país passa pelas mãos dos jovens”.

App húngara pesa o gado através de foto tirada do celular

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM