PARTILHAR

Tronco hidráulico de contenção Megatron da Coimma tem grandes inovações, é 100% nacional, gera bem-estar animal e segurança aos operadores.

A Coimma, líder no segmento de balanças e troncos de contenção para bovinos, recebeu o título de uma das empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a Revista Forbes, a empresa figura entre as dez companhias em atuação no pais que se destacam pela coragem de criar e implementar produtos e processos inéditos e disruptivos. Recentemente lançou o tronco de contenção hidráulico MEGATRON, desenvolvido para imobilizar o animal com eficiência e segurança, o equipamento se destaca por seu design inédito e projetado para garantir maior conforto para o animal e confiabilidade para o operador.

Entre seus destaques está seu painel lateral anatômico, revestido com bolsas de borracha de alta resistência que imobilizam o animal sem que nenhuma parte de metal toque seu corpo, preservando a qualidade da carcaça e consequentemente aumentando a rentabilidade para o produtor. Com diversos ajustes ao simples toque de botões no controle móvel, garante a imobilização de animais de todos os tamanhos.

Puxar o couro e aplicar com pistola na posição de 45 graus. / Foto: Divulgação

Importância do tronco/brete

Conversamos com Adriane Zart, Médica Veterinária e autoridade em bem-estar animal com o Manejo Nada nas Mãos, que nos contou um pouco da importância dessa tecnologia na fazenda. “Quando pensamos em bem-estar animal é fundamental que o pecuarista use equipamento de contenção individual, o bovino tolera muito bem uma aplicação de medicamento, vacina ou protocolo reprodutivo desde que esteja calmo e corretamente contido. O animal que não está bem contido, principalmente em tronco coletivo não fica quieto, à partir do momento que nos aproximamos para fazer uma vacina ele se move, movimenta a cabeça e até mesmo deita, isso torna o manejo perigoso aos colaboradores e demasiadamente estressante aos animais. Outro problema sério, que causa prejuízos ao pecuarista, no caso da vacina (principalmente aftosa) é ela alojar-se na camada intradérmica ou intramuscular do animal, pois é sabido que a vacina deve ser feita na camada subcutânea do bovino”.

Quando falamos em aplicação de medicamentos, é fundamental que façamos em um tronco individual.

“Outro fator determinando é o tempo de serviço, muitas pessoas imaginam que é mais rápido fazer a vacinação no tronco coletivo, mas há vários trabalhos na literatura que mostram o contrário. A ocorrência de problemas durante o manejo individual é bem menor. Se pensarmos em atender o mercado atual e estar preparado para a competitividade dentro da pecuária de corte faz todo sentindo optar pela contenção individual, ainda mais se for uma fazenda de cria quando é bem provável que tenha protocolos reprodutivos como por exemplo o IATF” – finalizou Adriane.

Contudo, a lição de casa não tem sido bem feita por grande parte dos produtores, uma vez que os índices zootécnicos da bovinocultura são ainda baixos, deixando a desejar na taxa de abate, índices de natalidade e mortalidade, assim como também nas perdas em quantidade e qualidade de produtos, sejam eles carne ou leite. Neste sentido, vários profissionais têm buscado identificar os elementos a serem corrigidos e dentre eles destacam-se a seleção por temperamento, o manejo pré-abate e as condições de transporte até o frigorífico.

tronco-megatron-da-coimma-aberto
Megatron da Coimma / Foto: Divulgação

Sobre o MEGATRON

O Megatron, é um tronco de contenção hidráulico inovador, com suas formas e materiais inéditos no mercado, ele reúne o que há de melhor em matéria de contenção animal, silencioso, rápido e 100% hidráulico. Isso proporcionará mais conforto para o seu rebanho e agilidade no manejo, aumentando sua produtividade e seus lucros. Aproveitamos para listar alguns diferenciais e benefícios do Megatron:

  • Controle móvel com design ergonômico;
  • Paredes laterais almofadadas com formato anatômico;
  • Laterais móveis e rápidos que não produzem ruídos;
  • Assoalho com piso antiestresse emborrachado;
  • Pescoceiras paralelas e emborrachadas;
  • Janelas de acesso (30 combinações de abertura);
  • Portão salva-vidas para saídas de emergência;
  • Dispositivo castrador hidráulico (opcional);
  • Portão protetor de coice.
tronco-megatron-destaques e diferenciais
Foto: Divulgação

Outra grande preocupação da Coimma foi inserir sistemas de proteção ao operador, o Megatron possui sensores que impedem o acionamento dos comandos durante abertura dos portões, tanto da cabine dianteira como da cabine traseira. Isso proporcionará maior produtividade, conseguindo até manejar o gado 4 vezes mais rápido que os troncos convencionais, aumentando sua produtividade e rentabilidade.

Módulo-Central Megatron
Ilustração da separação do módulo central do Tronco Megratron

Vantagem sobre concorrentes

Uma das grandes vantagens do tronco Megatron é o menor valor de investimento inicial, atendendo as necessidades especificas de cada cliente. Sua capacidade de modularização é um diferencial, poder comprá-lo inteiro (módulo central + cabine dianteira + cabine traseira) ou apenas módulos do produto, por exemplo apenas a parte central ou então módulo central + cabine traseira ou módulo central + cabine dianteira. Isso faz com que mesmo comprando apenas um módulo, o cliente poderá usufruir da ferramenta e posteriormente, dependendo da necessidade, comprar outros módulos sem prejuízo de funcionamento do produto.

colocando-brinco-no-boi-com-o-tronco-megatron-da-coimma
Foto: Divulgação

Utilidade do tronco

O primeiro ponto que deve ser levado com conta para a construção de um curral é a questão bem-estar animal. Bovinos estressados ou machucados vão comprometer o desempenho produtivo da fazenda e a qualidade da carne quando chegar ao frigorífico, gerando consequentemente grandes perdas. O tronco é utilizado especialmente para conter e imobilizar bovinos de forma individual e assim facilitar os diversos tratos zootécnicos e veterinários de manejo, entre eles:

  • Marcação;
  • castração;
  • coleta de sangue;
  • vacinação (aftosa, brucelose, botulismo);
  • aplicação de medicamentos;
  • inseminação artificial;
  • verificação de prenhez;
  • transferências de embriões;
  • tratamento de cascos;
  • exames clínicos;
  • medição de circunferência escrotal;
  • aplicação de brincos, etc.
instalacao-do-megatron-da-coimma
Foto: Divulgação

Dicas de instalação e cuidado

O recomendável é que seja o mais centralizado possível, pois quanto menor for o percurso que os animais fizerem, menor será o estresse e o desgaste e consequentemente não afetará o ganho de peso. Para maior durabilidade do equipamento é recomendável que o brete seja instalado sob cobertura, para proteger os produtos veterinários e equipamentos ali presentes e também para dar maior conforto aos trabalhadores durante as atividades. Também é fundamental que seja montado acima do nível do solo, para melhor durabilidade manutenção facilitando a limpeza.

Dúvidas e informações sobre os equipamentos?

Informe abaixo seus dados e sua dúvida que prontamente iremos responder.


Importante informar a sua cidade também.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com