Prevenção do estresse durante o transporte de cavalos

Prevenção do estresse durante o transporte de cavalos

PARTILHAR
5-dicas-de-seguranca-para-cavalos-de-transporte-multicavalos-2
Foto Divulgação.

A maioria dos transportadores modernos e confiáveis ​​leva esses fatores em consideração, avaliando cuidadosamente a saúde dos cavalos.

O acúmulo, a excitação e as longas horas de preparação para competições equinas muitas vezes obscurecem o estresse que os cavalos sofrem ao viajar para esses eventos. 

Considere por um momento algumas das fontes de estresse colocadas em cavalos transportados:

  • Mistura com “novos” cavalos e reagrupamento social;
  • Vibração do veículo;
  • Arranjo dos animais;
  • Alimentação e privação de água;
  • Condições rodoviárias e aéreas; e
  • Mudanças nas condições ambientais, incluindo temperatura.

A maioria dos transportadores modernos e confiáveis ​​leva esses fatores em consideração, avaliando cuidadosamente a saúde dos cavalos antes, durante e após o transporte, e vários estudos foram publicados sobre esse assunto, o que prova sua importância.

De acordo com uma dessas publicações recentes, de autoria de Rizzo e colaboradores, “para limitar os problemas de saúde relacionados ao transporte, é importante examinar o estado de saúde dos cavalos antes e depois da viagem para fornecer eletrólitos e antioxidantes e otimizar o condições ambientais dentro do caminhão ”.

“Os antioxidantes incluem moléculas únicas ou complexos sistemas enzimáticos que param a produção e os danos causados ​​por espécies reativas de oxigênio e outros radicais livres produzidos no corpo sob condições estressantes, como transporte e exercício”, explicou Kathleen Crandell, Ph.D., um nutricionista equino com Kentucky EquineResearch (KER).

Exemplos clássicos de antioxidantes incluem as vitaminas E e C.

A KER oferece dois suplementos antioxidantes para equinos: Nano • E , uma fonte natural de vitamina E, solúvel em água, com um sistema único de distribuição de nanodispersão que resulta em biodisponibilidade superior para fornecer vitamina E natural, vitamina C e outros antioxidantes.

Além de antioxidantes dietéticos, Rizzo e seus colegas descobriram que a acupuntura também pode beneficiar atletas equinos. 

Pesquisas anteriores mostram que a acupuntura:

  • Alivia a tensão muscular;
  • Melhora o fluxo sanguíneo local:
  • Aumentar os limiares de dor; e
  • Ajuda atletas a se recuperar de lesões e reduz a fadiga de atletas transportados.

Usando cavalos de corrida puro-sangue, os pesquisadores demonstraram que a estimulação da acupuntura poderia desempenhar um papel “na melhoria da adaptação fisiológica aos estímulos estressantes e do desempenho físico”.

Fonte: Multicavalos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.