Primo do Canchim, conheça a raça bovina Charbray

Primo do Canchim, conheça a raça bovina Charbray

PARTILHAR
Foto: Charbray Society of Australia Ltd

O raça Charbray é versátil, combina a robustez e resistência ao carrapato do Brahman com as características da carne magra e temperamento dócil do Charolês

Para o brasileiro familiarizado com as raças bovinas poderíamos dizer que a raça é um primo distante do precoce brasileiro, o Canchim, já que ambos tem no Charolês o sangue taurino, a única diferença foi na escolha do Zebu, aqui a Embrapa usou o Nelore, já o Charbray usou o Brahman norte-americano. A raça foi concebida pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1930 –não conseguimos muitas informações sobre a origem–e posteriormente introduzida na Austrália em 1969.

O governo australiano entre os anos 1930-1970, buscando expandir a pecuária no norte do país, juntamente com organizações, pesquisou raças adequadas para o clima da região, isso levou à introdução de espécies estrangeiras e ao desenvolvimento de programas de cruzamento.

como é feito o cruzamento da. raca charbray
Fonte: Zootecnia y Veterinaria pasión

Além da Austrália é possível observar criatórios nas Américas, principalmente México e Colômbia, onde o Brahman é bastante numeroso. A raça geralmente exibe uma composição genética de 5/8 Charolês e 3/8 Brahman. O registro dos animais requer pelo menos 25-75% de Brahman com Charolês, com diferentes proporções de cada espécie devido às adaptações necessárias às diferentes condições ambientais.

Raça Charbray: “Máquina perfeita de fazer carne”

Foto: Ganadería Azteca

O Charbray combina essencialmente a robustez e resistência ao carrapato do Brahman americano com as características da carne magra e temperamento dócil do Charolês francês. Visualmente, o Charbray não exibe um cupim volumoso pela qual o Brahman é conhecido, mas tem a característica pele solta e barbela excessiva ao redor da parte inferior da garganta. Raça de grande porte, com pelagem de vermelho claro a creme, com alturas na cernelha de animais adultos em média 165cm (macho) e 150cm (fêmea) e peso corporal médio de 1000kg (macho) e 800kg (fêmea). Os machos podem chegar a pesar 1.300kg.

Foto: Charbray Society of Australia Ltd

O gado Charbray produz carcaças com alto rendimento de carne que atendem às exigências do mercado e são capazes de responder às mudanças sazonais por meio de atributos de forrageamento e robustez. Os bezerros Charbray nascem com cerca da metade do tamanho de um Brahman com baixo peso ao nascer, reduzindo o risco de problemas de parto, mas têm uma taxa de crescimento rápida devido à alta capacidade de conversão de alimentos. As fêmeas atingem a maturidade por volta dos 14-17 meses e parem aos dois anos, atingindo altas taxas de parto e produção de leite. Os machos são estruturalmente saudáveis ​​e selecionados para alta fertilidade, desenvolvimento testicular precoce e bainhas limpas e firmes.

Segundo a Charbray Society of Australia, que faz o registro dos animais na Austrália a raça é uma “Máquina perfeita de fazer carne”. Seja no cocho ou no pasto, os animais da raça Charbray apresentam excelentes taxas de conversão alimentar, excelente ganho de peso e uma carcaça padronizada. Na indústria frigorífica tem bonificação por conta da carne de qualidade, são muito procurados por pecuaristas que fazem confinamento, especialmente para quem faz recria-engorda de bovinos.

A raça é flexível e moderna, caso o desafio de clima seja muito grande é possível aumentar o grau de sangue zebu, de onde advém a rusticidade. Os regulamentos da associação permitem que os criadores introduzam a raça Brahman ou Charolês em qualquer estágio do programa de criação para atualizar os atributos desejados do clima onde os animais estejam inseridos.

bezerros da raca charbray
Foto: Rancho El Pionero

Ideal para cruzamento

A raça apresenta uma opção favorável para maiores retornos quando cruzada com rebanhos britânicos, europeus ou Brahman. Em áreas tropicais, Charbrays manterá o conforto térmico, a seca e a tolerância a parasitas de um rebanho, enquanto aumenta a taxa de crescimento e a qualidade da carcaça de sua progênie. Qualidade da carcaça – carcaças pesadas, de alto rendimento e adequadas a todos os mercados, especialmente o mercado de exportação. Charbrays tem sido vencedores regulares quando há competições de carcaça de qualidade na Austrália.

Procuramos por registros da raça no Brasil, mas não encontramos. Acreditamos que o sucesso da raça Canchim no país tenha freado a vinda deles para cá, já que a idéia é a mesma. A Austrália, de clima tropical, tem sido origem de várias exportações de raças para o clima brasileiro, aqui incluímos o Ultrablack, Droughtmaster e Murray Grey.

Confira fotos de animais da raça Charbray

Foto: Divulgação
Foto: Ganadería Azteca
Foto: Ganadería Azteca
Foto: Asocharolaise Charbray
Foto: Asocharolaise Charbray
Foto: Charbray Society of Australia Ltd
Foto: Charbray Society of Australia Ltd

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com