Droughtmaster: raça que traz lucro para o pecuarista

Droughtmaster: raça que traz lucro para o pecuarista

PARTILHAR
Foto: BeefPoint

A Droughtmaster é uma raça tropical de gado de corte desenvolvida em North Queensland, na Austrália, por vários pecuaristas, através do cruzamento de gado Brahman e britânico.

Tudo começou em North Queensland, quando um pecuarista australiano chamou de Droughtmaster a raça de gado originada do cruzamento entre Bos Taurus e Bos indicus. A nova raça de gado australiano foi desenvolvida para ser resistente à seca, às altas temperaturas, ao carrapato e ao câncer de olho. Todos prejudiciais à produtividade do rebanho e à rentabilidade da pecuária. Felizmente, após anos de tentativas, os produtores chegaram a um surpreendente resultado: uma raça dócil, de fácil manejo e com alto desempenho para produção de carne.

A aptidão para produzir carne de qualidade é determinante para o sucesso da pecuária de corte. Sendo assim, torna-se indispensável ao pecuarista conhecimento aprofundado sobre a raça de bovino na qual pretende investir. Inclusive “avaliar criteriosamente o bovino antes da compra é prática obrigatória a todo produtor de carne“, afirmam Carlos Henrique Cavallari Machado e Luiz Antônio Josahkian, professores do Curso a Distância CPT.

Ótima performance reprodutiva da raça

Uma das vantagens do gado Droughtmaster é a fertilidade, que garante ao pecuarista maior economia. Além disso, a ótima performance reprodutiva da raça, a alta libido e a facilidade ao parto trazem ao produtor resultados surpreendentes. Por tais motivos, o pecuarista que pretende investir na raça australiana Droughtmaster terá retorno financeiro garantido, com bom faturamento anual.

Conversão alimentar com o máximo de eficiência

Os bovinos Droughtmaster apresentam conversão alimentar com o máximo de eficiência. Independentemente das condições às quais são submetidos, os bovídeos dessa raça australiana mantêm uma taxa de crescimento bastante favorável. Na verdade, eles respondem muito bem a vários tipos de pastagem – de pastos nativos em regiões tropicais a pastos melhorados em regiões temperadas (até mesmo em regiões com seca).

Carcaça com ótima cobertura de gordura e boa massa muscular

A carcaça com ótima cobertura de gordura e boa massa muscular torna o Droughtmaster um bovino com grande porcentagem de dressing (58%) e alto rendimento de carne (76%). Quando abatido mais jovem, o animal da raça Droughtmaster produz carne macia de excelente qualidade. Além disso, sua docilidade resulta em uma carne com cor e pH em bons níveis (conforme as exigências do mercado).

Sistema de classificação das carcaças do gado Droughtmaster

A classificação das carcaças do gado Droughtmaster, com base nos Cortes do Meat Standards Australia (MSA), é a seguinte: Eating Quality Standards (EQS) 3 e 4 estrelas (produção padrão) e Eating Quality Standards (EQS) 5 estrelas (alto desempenho de crescimento).

Veja o vídeo sobre a raça Droughtmaster no Brasil:

Crescimento

Excelente capacidade de ordenha, eficiência digestiva, baixos requerimentos nutricionais, eficiência de conversão alimentar, capacidade de locomoção e capacidade de forrageamento, combinam-se para tornar a Droughtmaster uma raça com excelente desempenho.

Consistentemente superando a maioria das outras raças quando a nutrição é restrita, eles têm um desempenho tão bom quanto a maioria das raças em confinamento ou em pastagens de alta qualidade.

Eficiência Alimentar

Um sistema digestivo de baixa manutenção, exclusivo das raças derivadas de Bos Indicus, contribui para a reputação da Droughtmaster de conversão alimentar altamente eficiente, o que proporciona uma grande vantagem econômica.

Pasto

O crescimento ótimo sob uma variedade de condições variáveis é o maior benefício oferecido pela Droughtmaster. Desde pastagens melhoradas em regiões temperadas, pastagens nativas leves em regiões tropicais até as condições de seca que invariavelmente afetam muitas áreas da Austrália, a Droughtmaster é reconhecida como uma das raças de melhor desempenho.

Carcaça

As carcaças bem musculosas, com uma cobertura de gordura ótima, dão aos animais da raça Droughtmaster excelentes percentagens de dressing e elevados rendimentos de carne.

Resultados recentes de experimentos produziram percentuais de dressing de 58% e rendimento de carne vendável de 76%.

Sendo um “raça do meio da estrada”, a cobertura de gordura está em níveis ótimos.

Com a Shorthorn em seu histórico, o desempenho de marmoreio está entre os mais altas das raças derivadas de Bos indicus.

Sua excelente docilidade mantém a cor e o pH da carne em níveis aceitáveis.

Ao atingir a adequação para uma série de especificações de mercado, em uma idade razoavelmente jovem, os Droughtmasters produzem carne bovina macia de alta qualidade.

Compre Rural com informações do Beef Point

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com