PARTILHAR

Idealizado pelo Ademir Ribeiro, o Programa Touro Zero está ganhando o Brasil, e os números alcançados fazem a consolidação da Pecuária Moderna.

O Programa Touro Zero, foi criado em 2012 pelo Médico Veterinário, Ademir Ribeiro, que é consultor da SUPREMAX e Casa da Lavoura de Porto Velho. Visando uma produção 100% de bezerros meio sangue Angus em matrizes Nelore, o programa iniciou na Estância Espora de Prata. Veja os números alcançados!

O Programa tem como objetivo o abate de animais com 17@ em apenas 13-14 meses de idade, ou seja, a produção do super-precoce. Todo o processo, para se alcançar esses números, tem como base principal os pilares do Planejamento e Gestão.

Foi realizado um abate experimental, na unidade da JBS de Vilhena-RO, de bezerros Hiper-Precoces com idade entre 11-12 meses de vida. Foram abatidos no dia 05 de agosto, todos os animais dentro do programa carne premium 1953 da JBS.

Foram abatidos 57 animais, todos eles castrados ao nascimento, técnica que é empregada dentro do Programa Touro Zero, onde os animais ao nascerem passam pela cura do umbigo e castração.

No embarque

Os animais foram pesados na fazenda, sendo:

  • 31 animais de mais de 15 arrobas;
  • 26 animais de 14 arrobas;

Para os animais acima de 15 @, obtivemos um rendimento de carcaça de 55,6%. Sendo assim, tivemos no frigorífico um peso de carcaça de 16,9 @ de média. Todos foram premiados pelo programa 1953 da JBS, premiando com R$ 7 a mais sobre o valor da arroba do dia.

Para os animais entre 13 e 14 @, não foi alcançado a cobertura de gordura 3+, ficando com 2+, devido a isso não ouve premiação do 1953 para o lote de 26 animais, sendo pago o valor da arroba para o dia sem premiação.

Diante desses fatos, não há dúvidas de que o Programa Touro Zero é uma realidade. A pecuária moderna está aqui!

Ademir Ribeiro

Animais na fazenda, antes do embarque para o frigorífico:

Esse bezerro pesou 18,8 @ no gancho. Embarcou com 518 kg de peso vivo.

Animais no frigorífico e linha de abate, além das carcaças obtidas com o Programa Touro Zero:

Bezerro de 18.8@.
Carcaça do bezerro 18,8@.

Tivemos bezerro que pesou 18,8 @ no gancho. Embarcou com 518 kg de peso vivo.

Algumas curiosidades

Até a desmama usamos a ração Supremax Top Creep 20% de proteína. Consumiram até os 8 meses de vida uma média de 0,8 kg/dia. Desmamados com 10.3@. Vale lembrar que a ração é entregue pela fábrica em caminhão silo graneleiro e depositado em silos suspenso. Produto a granel.

Os bezerros vão do pé da vaca direto para o confinamento, onde passam por 21 dias de adaptação entre o confinamento e o pasto. A partir do 22º dia são fechados no confinamento sem volumoso.

São em média, 99 dias de confinamento na ração Dieta Total da Supremax. O consumo estimado em 2.2% do peso vivo. Em resumo, é financeiramente um sucesso.

Vacada comercial e bezerros angus
Vacada comercial e bezerros angus

Todo esse trabalho é realizado com base técnica, planejamento e gestão de qualidade. Além do manejo que visa a produção de alimento com qualidade, todo o programa é realizado com fundamentos e técnicas que tratam do bem estar animal. Sendo assim, o Programa Touro Zero é também uma produção que visa a sustentabilidade.

Programa Touro Zero é Desempenho, Liquidez e Rentabilidade, da porteira a dentro e porteira a fora!

Ademir Ribeiro

Equipe que faz parte desse SUCESSO

Da direita pra esquerda: Rodrigo/ técnico Supremax, José Roberto/capataz da Estância, Ademir Ribeiro e Edson Neri, proprietários, Tião Jibóia/ comprador JBS e Rafael/tratador do gado na estância
Direita pra esquerda: Ademir Ribeiro, Edson Neri e Tião Jibóia
Da esquerda para direita: Edson Neri e Ademir Ribeiro, os Proprietários da Estância Espora de Prata

Abordamos a alguns dias o sistema de piquetão, pelo qual os animais passam após a desmama. Veja os vídeos e fotos dos animais que estão sendo terminados nesse sistema e que serão abatidos ainda esse ano.

Abastecendo o Piquetão

Todos os bezerros que são desmamados acima de 10@ vão direto para o confinamento, já os outros vão para o sistema do Piquetão, onde serão tratados até obter 12@. Ou seja, os bezerros são tratados nesse sistema e depois de 12@ vão para o confinamento. No piquetão, é colocado de 15 a 25 cabeças por alqueire.

Vídeos do sistema:

Depoimento do Ademir Ribeiro, idealizador do Programa Touro Zero:

” Todos pretendem fazer uma pecuária moderna e sustentável, e hoje, nós temos o modelo ideal. O Programa Touro Zero é um sucesso porteira a dentro e porteira a fora. Trabalho que é realizado com base em planejamento e gestão.

A castração ao nascimento, realizada junto com a cura do umbigo, é o “pulo do gato” para fazer o super-precoce, alcançando o abate dos animais entre 13-14 meses de vida. Está confirmado positivamente a técnica, é um sucesso.

O abate dos animais com 13 e 14 meses de vida é o ideal, já que teremos carcaças mais pesadas e com maior qualidade.

Foi um Programa muito criticado. Esperamos 7 anos e agora estamos provando o sabor de uma linda vitória. Com rentabilidade, sustentabilidade e gestão, produzimos animais supre-precoces!

Sou Ademir Ribeiro, médico veterinário e idealizador do Programa Touro Zero.”

Ademir Ribeiro.

Quer saber mais sobre o Programa Touro Zero, mande sua dúvida. Faça parte da pecuária moderna!

Dúvidas

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com