Produção de carne bovina bate recorde em 2023

De janeiro a setembro, foram produzidas 6,39 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 8,37% em relação ao mesmo período de 2022 e ultrapassando em 4,5% o recorde anterior estabelecido em 2019.

Dados divulgados neste mês pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que a produção de carne no Brasil atingiu níveis históricos nos primeiros nove meses de 2023. De janeiro a setembro, foram produzidas 6,39 milhões de toneladas, representando um aumento significativo de 8,37% em relação ao mesmo período de 2022 e ultrapassando em 4,5% o recorde anterior estabelecido em 2019. Esses números indicam uma virada de ciclo produtivo, com mais animais prontos para o abate.

O IBGE destacou que, no acumulado de 2023 até setembro, o volume de bovinos abatidos registrou um aumento expressivo de 10,24% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 24,42 milhões de cabeças.

Entretanto, mesmo com a expansão da produção, dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) apontam para uma dinâmica de preços peculiar ao longo de 2023. O mercado de boi gordo tem experimentado oscilações, mas os valores ainda operam em patamares inferiores aos verificados no ano anterior.

Ao analisar a série mensal de 2023, observa-se que todas as médias de preços estão abaixo das registradas nos respectivos meses de 2022. A queda mais expressiva, de 26%, foi registrada em setembro, quando comparada a setembro de 2022. Vale ressaltar que essas médias foram ajustadas pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), refletindo uma redução real nos valores.

Diante desse cenário, o preço da arroba do boi gordo continua sendo monitorado de perto pelos agentes do setor, enquanto o mercado se adapta à dinâmica da produção recorde e às variações nos custos e demanda.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM