Produtores devem atualizar o CAR até 02 de setembro

Produtores devem atualizar o CAR até 02 de setembro

PARTILHAR
Agricultores
Foto: Divulgação/ Reprodução

Prazo vale para aqueles agricultores que já estão cadastrados no sistema. Há possibilidade suspensão de atividade rural para aqueles que não atualizarem.

Os produtores rurais de Mato Grosso têm até o dia 02 de setembro para fazerem retificações no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Caso as informações no sistema não sejam atualizadas, haverá sanções, com possibilidade de suspensão da atividade rural.

A necessidade de retificação se deve à mudança de gestão do sistema. Antes sob gestão federal, com o nome Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar), agora o acompanhamento e monitoramento dos imóveis rurais serão exclusivamente responsabilidade do Governo de Mato Grosso, via Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).

Os produtores que não realizarem a retificação ficam com licenças como o Plano de Exploração Florestal (PEF), a autorização de queima e a Autorização Provisória de Funcionamento de Atividade Rural (APF-Rural) suspensos.

“Exatamente por isso é fundamental que todos os agricultores que já tiverem realizado o CAR anteriormente acessem o novo sistema e façam atualizações cadastrais. Caso eles não realizem no prazo e haja uma fiscalização em sua propriedade, eles podem ser multados”, explica a assessora de política socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Marlene Lima.

Para quem não tem o CAR – Para os produtores rurais de Mato Grosso que não realizaram o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o prazo é diferente. Eles têm até 31 de dezembro de 2017 para fazer o cadastro.

Para estes, também haverá sanção caso não seja realizado o cadastro. “Eles ficarão sem acesso ao crédito rural e perderão os benefícios do Código Florestal”, afirma Marlene Lima.

Mais informações – Para auxiliar os produtores rurais, a Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Sema) fez vídeos explicando o passo a passo para acessar o Simcar. Clique aqui e acompanhe.

Os agricultores também podem tirar dúvidas com a Comissão de Sustentabilidade da Aprosoja pelo telefone (65) 3644 – 4215.

Fonte: Ascom Aprosoja