Prova da raça Canchim selecionará os melhores animais do país

PARTILHAR
Prova da raça Canchim selecionará os melhores animais do país
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

A Prova Canchim de Avaliação de Desempenho/Teste de Eficiência Alimentar (PCAD-TEA NACIONAL 2021) será realizada no IZ de Sertãozinho

Os criadores da raça Canchim celebram o início da 11ª PCAD / TEA Nacional da Raça Canchim – Edição 2021 – a prova será realizada no Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho será acompanhada por pesquisadoras da Embrapa Pecuária Sudeste e IZ. Este ano a prova terá o incremento do Teste de Eficiência Alimentar e contará com a participação de 77 animais, vindos de 12 criatórios, de diversos estados do Brasil.

“Em 2021, adicionamos à prova de Avaliação de Desempenho, com o TEA, Teste de Eficiência Alimentar. Reformulamos o regulamento com o respaldo do nosso Conselho Deliberativo Técnico, aplicando o melhor que aprendemos até aqui com as PCADs anteriores e estamos seguros no grande sucesso de seus resultados neste ano.” – exaltou o Presidente do Canchim, Marujo Sobral.

“A prova do Canchim é muito completa, nós fizemos a pesagem de entrada para o início da adaptação dos animais. Os animais passam por várias avaliações, pesagens, aferição do perímetro escrotal, ultrassonografia de carcaça, avaliação de temperamento e ao final todos os animais recebem uma classificação. Esperamos que seja mais uma prova de sucesso para a raça e que consigamos identificar ótimos animais raçadores que possam ir para centrais de inseminação e para criadores que pretendem melhorar o seu rebanho.” – disse a pesquisadora Cintia Righetti Marcondes da Embrapa Pecuária Sudeste.

Na foto Cintia Marcondes, Marujo Sobral e Roberta Canesin
Na foto Cintia Marcondes, Marujo Sobral e Roberta Canesin

Os animais ao final da prova serão classificados em 5 categorias, a saber – Elite, Superior Plus, Superior, Cruzador e Inferior.

“Os animais ficarão em adaptação por 30 dias para o início das avaliações, inclusive a de eficiência alimentar. Saindo da adaptação os animais vão para os cochos automáticos, devidamente identificados individualmente através dos brincos eletrônicos, eles passaram a ser monitorados e a cada ida ao cocho e registrando seu consumo de silagem. As pesagens ficarão a cargo da plataforma acoplada aos bebedouros possibilitando verificação diária do peso dos animais” – avaliou a pesquisadora Roberta Carrilho Canesin do Instituto de Zootecnia (IZ) de Sertãozinho (SP).

Equipe de trabalho / Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

A raça Canchim é considerada o precoce brasileiro, uma das raças mais indicadas na hora de fazer o cruzamento industrial. As provas de avaliação de desempenho e eficiência alimentar são as principais ferramentas de seleção e aprimoramento genético da Raça Canchim.

Acompanhamos a pesagem inicial, confira:

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com