Quais são as vantagens da mecanização agrícola?

PARTILHAR
Foto: Divulgação

São inúmeras as tarefas que podem ser executadas com facilidade e eficiência por meio da mecanização agrícola. Quais são as vantagens?

As máquinas agrícolas tem ocupado um papel cada vez mais importante na agricultura brasileira. As primeiras máquinas colheitadeiras de grãos começaram a ser utilizadas nas lavouras brasileiras em meados da década de 60, surgindo junto com a Revolução Industrial. Confira agora, quais são as vantagens da mecanização agrícola!

Essas máquinas que tinham capacidade para colher, em média, cerca de 500 sacas de 60 quilos de soja por dia, permitiram a ampliação da produção agrícola e pecuária. Elas foram um grande avanço tecnológico nas lavouras.

A partir daí, o desenvolvimento foi inevitável: máquinas movidas a gasolina, emprego de componentes eletrônicos e, por fim, como vemos hoje, uso de tecnologias digitais que trazem maior inteligência ao processo de decisão do produtor rural.

Hoje em dia essas máquinas conseguem colher em média, 3 mil sacas em 8 horas. Uma máquina colheitadeira New Holland Agriculture, estabeleceu um recorde ao colher mais de 439 toneladas de soja em apenas 8 horas.

Colheitadeira consegue fazer em um dia o trabalho de centenas de agricultores trabalhando manualmente. Mas como em toda substituição, há também uma redução drástica nas vagas de emprego para trabalhos braçais, que não exigem formação específica, embora permita a criação de de novas vagas no setor especializado (técnicos, profissionais de nível superior e outros serviços profissionais especializados).

Hoje em dia, é quase impossível imaginar a vida de um produtor rural sem a mecanização agrícola. A melhora dos resultados, praticidade no dia a dia, a produtividade aumentada e a redução de custos.

Quais são as atividades que posso mecanizar?

Fruticultura

Além de ser uma excelente alternativa econômica, a fruticultura contribui para a melhoria de qualidade na alimentação das famílias do meio rural. Com a mecanização agrícola, o produtor consegue aumentar a lucratividade, além de poder optar pela produção de mudas frutíferas para comercialização.

Produção de grãos

De modo geral, todas as etapas de um sistema genérico de produção de grãos podem ser realizadas com uso de alguma forma de mecanização. Assim, a mecanização pode ser adotada nas seguintes etapas de implantação de uma lavoura:

 Preparo do solo;
 Controle de água, para realizar a irrigação ou drenagem;
 Correção química do solo: orgânica ou mineral e aplicação de calcário;
 Implantação da cultura na área: semeadura, plantio ou transplante;
 Tratos culturais: desbaste, roçagem, poda, controle de ervas;
 Tratamento fitossanitário: de sementes, de mudas e da cultura;
 Retirada da produção da lavoura: colheita, carregamento e transporte;
 Processamento e armazenamento: limpeza, classificação dos grãos, secagem dos grãos, ensilagem e beneficiamento.

Horticultura

É a fonte de renda de pequenas propriedades e existente em todas as regiões do Brasil. Como a área de produção costuma ser menor, a automação permite alcançar volumes maiores.

Cafeicultura

Na cafeicultura, a mecanização pode ser usada desde a adubação e pulverização, até a poda e colheita. Em cafezais que se encontram em áreas montanhosas, essas máquinas podem ser de grande ajuda. Com a falta de mão de obra, cada vez mais cafeicultores estão buscando mecanizar as etapas de produção do café.

Pecuária de corte ou de leite

Na pecuária leiteira, máquinas são usadas para a higienização e ordenha das vacas. Na pecuária de corte, pequenos pecuaristas contam com a ajuda de sistemas extensivos com suplementação de volumoso no cocho, alcançando boas margens de lucros.

Quais são os benefícios da mecanização?

  • Aumento expressivo da produtividade agrícola;
  • Qualidade e controle de qualidade no processo de produção;
  • Economia de tempo e recursos;
  • Redução de mão de obra;
  • Redução de impactos ambientais;
  • Aumento no rendimento das atividades;

Quais são as desvantagens?

  • Valor do maquinário e manutenção;
  • Possíveis acidentes graves/fatais de trabalho;

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com