Qual a idade certa para começar a montar um potro?

Qual a idade certa para começar a montar um potro?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O pecuarista precisa estar atento ao desenvolvimento da musculatura para não causar lesões no animal. Confira a idade certa para começar a montar um potro!

A pergunta é: Quando que você deve começar a montar um potro? Você pode começar a trabalhar o potro desde cedo no cabresto. Desde a desmama, não tem problema. Mas o ideal para começar a montar, é quando ele já está com musculatura firme, parte óssea e tendão formados e bem desenvolvidos.

Isso porque o cavalo precisar estar todo formado para aguentar a mudança de trabalho que vem pela frente. O início da monta deve ter um planejamento e regularidade. O ideal não é fazer uma seção hoje e a próxima depois de muito tempo. Se não tiver um plano sólido, certamente não alcançará o objetivo, que é fazer um bom cavalo.

Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.

“Temos cavalos de cliente que, às vezes, a gente monta mais cedo. Mas, fazendo um trabalho bem suave e tranquilo. Nosso perfil de cliente não tem compromissos com competições”, comenta Aluísio.

Idade certa para começar a montar um potro da Raça Quarto de Milha

Para a raça Quarto de Milha, por exemplo, existem as provas de Potro do Futuro. No ano em que o cavalo faz quatro anos de idade, já deve estar pronto para competir. Esses cavalos, portanto, começam a ser montados com dois anos.

“Algumas pessoas podem pensar que espero muito. Mas, no meu modo de pensar, é uma decisão visando a saúde física dos cavalos. Porém, é importante reforçar que eu apenas não monto antes dessa idade. As demais atividades, como já ir colocando a sela, acostumando ele a seguir outro cavalo experiente, galopes no redondel, exercícios na guia, entre outros, tudo isso eu já faço antes de montar”, explica.

Portanto, você que tem um potrinho, cuide dele com saúde. Não esqueça de estar sempre acompanhado de um médico veterinário. Além disso, procure ações para prevenir lesões.

Por Cavalus

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com