Raça Girolando desperta interesse de central de inseminação do Paquistão

Depois das Filipinas e de Cuba, mais um país demonstrou interesse em importar genética da raça Girolando.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, recebeu na última quarta-feira (13/12) uma comitiva de empresários do Paquistão para conhecer a raça e o trabalho desenvolvido pela entidade na área de registro e melhoramento genético.

Pela primeira vez no Brasil, Muhammad Farooq Loced, presidente da central de inseminação artificial paquistanesa Al-Haiwan Sires, e Muhammad Omer Farooq, diretor de Marketing, querem investir na raça por considerá-la altamente produtiva e adaptada ao clima do país. “A pecuária leiteira do Paquistão tem como base uma raça nativa, que produz, em média, 10 litros/dia, além do Holandês. Como a região tem altas temperaturas, precisamos de uma raça rústica e altamente produtiva, como a Girolando, para melhorar a produtividade do rebanho nacional”, esclarece Loced.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Luiz Carlos Rodrigues, recebeu na última quarta-feira (13/12) uma comitiva de empresários do Paquistão para conhecer a raça

A expertise da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando na promoção do melhoramento genético da raça é que levou os paquistaneses a visitar o Brasil. Além da sede da entidade, eles estão visitando fazendas selecionadoras da raça na região do Triângulo Mineiro e farão um treinamento na área de FIV (fecundação in vitro). A central Al-Haiwan Sires produz 2,5 milhões de doses de sêmen por ano no Paquistão.

O trabalho da entidade foi apresentado pelo superintendente técnico Leandro Paiva. Este é o terceiro grupo estrangeiro que a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando recebe neste mês de dezembro. Comitivas das Filipinas e de Cuba visitaram a sede da Girolando, em Uberaba/MG. Enquanto os filipinos querem importar animais Girolando e fundar uma associação da raça, os cubanos têm interesse em firmar parcerias na área de melhoramento genético.

A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando conta ainda com o projeto Brazilian Girolando, voltado para o mercado externo, cujo objetivo é divulgar a raça e empresas do setor pecuário em eventos internacionais. A próxima exposição que terá participação do Brazilian Girolando será a Feira Nacional de David, no Panamá, agendada para o período de 16 a 26 de março de 2018.

As informações são Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM