Raio mata peão e dois cavalos durante passeio

PARTILHAR
morte-por-raio-campeiro-1
Foto: Divulgação

Homem morre ao ser atingido por descarga elétrica de raio enquanto andava a cavalo com filho; Os dois cavalos que estavam sendo montados também morreram. 

Segundo as primeiras informações sobre o acidente, que levou a morte de um peão e de dois cavalos que estavam sendo montados pelo pai e filho durante o passeio, trouxe grande tristeza e espanto para a fazenda e comunidade. Caso foi registrado em uma fazenda na zona rural de Caseara, no oeste do Tocantins.

Um homem identificado como Deiby Brito morreu após ser atingido pela descarga elétrica de um raio em uma fazenda na zona rural de Caseara, região oeste do Tocantins. O homem estava andando a cavalo junto com o filho quando foi eletrocutado. Os dois animais também morreram.

O fato aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), por volta das 18h. A Polícia Militar informou que um homem compareceu à sede do batalhão informando que um funcionário da fazenda havia sido atingido por um raio.

Equipes da PM e do Instituto Médico Legal foram ao local e constataram a morte. O filho da vítima contou que ele e o pai andavam montados em cavalos quando começou uma tempestade.

Conforme a polícia, o jovem disse não ter visto nenhum sinal de relâmpago e apenas percebeu que o pai caiu junto com o cavalo. Logo depois, o animal que o próprio filho estava montado começou a tremer e também caiu.

Durante o relato as autoridades, o filho da vítima relatou que ele e o pai foram surpreendidos por uma tempestade enquanto andavam a cavalo. O jovem afirmou que não notou quando a descarga elétrica atingiu o pai. Também não percebeu um sinal de relâmpago. No entanto, ele viu que o pai havia caído junto com o cavalo

O rapaz então percebeu que o pai e os dois animais estavam mortos e saiu para procurar ajuda. O corpo de Deiby Brito foi removido para o IML de Paraíso do Tocantins e depois liberado. O velório e sepultamento foram realizados neste sábado (16).

Instabilidade no clima e alerta na região

Áreas de instabilidade associadas principalmente ao calor e à alta umidade irão ganhar força no Norte do Brasil nesta segunda-feira (18). A previsão é de um dia com céu bastante encoberto e temporais generalizados no Amazonas, em Rondônia e no centro-sul dos estados do Pará e Roraima. Apesar disso, a sensação será de tempo muito abafado nessas localidades.

Por outro lado, o dia ainda começa com bastante sol e calor, mas chove de forma isolada à tarde nas demais áreas da Região, inclusiva nas capitais Rio Branco, Boa Vista, Macapá e Belém. O potencial para temporais é muito alto em todo o Tocantins.

De forma geral, esta será uma semana marcada por tempo instável e bastante chuva na Região Norte. Na terça-feira (19), a chuva forte se espalha mais e os volumes serão muito expressivos no Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e no centro-oeste e sul paraense. Nas demais áreas, ainda chove de forma isolada à tarde, mas com risco de temporais.

Raios no Tocantins

O Tocantins historicamente é um dos estados que mais registra descargas atmosféricas todos os anos. No último dia 2 de outubro, por exemplo, foram registrados 55 mil raios. Em setembro o número foi ainda maior: 73.362 apenas no dia 23. Os dados foram obtidos por meio do monitoramento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com