Ranking: Os 10 melhores cursos de Zootecnia do país

Ranking: Os 10 melhores cursos de Zootecnia do país

Foto: Reprodução

Listamos algumas das melhores faculdades de Zootecnia do Brasil, algumas com nota máxima (5) no Enade 2016

No início deste mês, foi divulgado no Diário Oficial da União o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016, que avalia o rendimento de acadêmicos dos cursos de graduação.

Foram 94 cursos de zootecnia avaliados pelo exame, que classificou quatro instituições com conceito 5, nota máxima da prova. Selecionamos dez das melhores instituições que oferecem o curso.

Algumas das melhores faculdades de Zootecnia do Brasil:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cidade: Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Campus Porto Alegre
Campus Porto Alegre

São oferecidas anualmente 50 vagas. O curso tem duração de 10 semestres (5 anos) e a carga horária de 200 créditos obrigatórios (3000 horas), 6 créditos complementares (90 horas), 20 créditos eletivos (300 horas), além de 570 horas de Estágio Supervisionado e 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), totalizando uma carga horária total de 4020 horas para a diplomação em Zootecnista.

O objetivo do curso de Zootecnia é formar profissionais com sólida base teórico-metodológica que habilite uma atuação profissional crítica e criativa capaz de atender às múltiplas demandas no âmbito da produção animal, além de propiciar sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, dotados de consciência ética, política, humanista, com visão clara da conjuntura econômica, social, política, ambiental e cultural do Brasil e do mundo.

Facebook do curso


Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Cidade: Presidente Prudente | Campus I, II e Fazenda Experimental

zootecnia
Fazenda Experimental

O curso de Zootecnia da Unoeste tem como objetivo formar profissionais habilitados a aumentar a produtividade e a rentabilidade na criação de animais e no desenvolvimento de produtos. O aluno estuda, também, assuntos relacionados à preservação da fauna, à criação de animais de companhia, lazer e esporte, sendo um profissional essencial em todas as atividades do agronegócio.

Durante a graduação são abordados temas nas áreas de Nutrição Animal, Ciências do Solo e Forragicultura, Biologia Molecular, Produção Animal, Gestão em Agronegócio, Atividades Agropecuárias com Sustentabilidade Ambiental, Sociologia e Extensão Rural, entre outros.

O curso de Zootecnia da Unoeste possui instalações para atividades diferenciadas, como o Centro Zootécnico e a Fazenda Experimental, ambientes onde os alunos podem realizar as atividades práticas e de pesquisa.

Facebook do curso


Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Cidade:  Manaus/AM – Campus Universitário ‘‘Dorval Varela Moura’’ – Parintins

Campus Universitário ‘‘Dorval Varela Moura’’ - Parintins
Campus Universitário ‘‘Dorval Varela Moura’’ – Parintins

O curso de Zootecnia da UFAM é do tipo bacharelado, com 5 anos de duração. A localização do Campus é Av. Rodrigo Otávio, 6200, Campus Universitário, Setor Sul, bl. J – Coroado II – Manaus – AM. O curso é diurno e oferece 46 vagas no total.

Facebook do curso


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT)

Cidade: São Vicente / MT – Campus São Vicente

IFMT – Campus São Vicente
IFMT – Campus São Vicente

O Curso de Zootecnia do IFMT Campus São Vicente tem como objetivo formar profissionais de nível superior, com conhecimentos científicos, tecnológico e humanístico, capacitados a melhorar a produtividade animal explorados comercialmente, além de atuar junto aos meios de pesquisa, ensino e extensão zootécnica.

O profissional deverá ser capaz de atuar no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional com responsabilidade ambiental, otimizando a utilização dos recursos disponíveis e tecnologias social, ambiental e econômica, atendendo desta forma aos interesses sociais de onde estiver inserido.

Facebook do curso


Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Cidade: Curitiba – PR

zootecnia-ufpr
Reprodução do Facebook

O Curso de Zootecnia do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, teve sua aula inaugural em fevereiro de 2000. Após esses 16 anos já conta com quadro docente altamente qualificado, bibliotecas, estrutura de laboratórios e fazenda experimental que contribuem para a formação de nossos alunos de graduação e pós-graduação em Zootecnia. Tais condições contribuem para o futuro profissional Zootecnista atuar nos mais diversos campos que esta profissão oferece.

Os egressos do Curso têm conseguido atuar diretamente no campo em consultorias, em empresas de nutrição, em associações de criadores, em empresas de pesquisa, universidades e diferentes órgãos governamentais relacionados à agropecuária.

São oferecidas 57 vagas, em uma entrada anual.

Facebook do curso


Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) 

Cidade: Florianópolis – SC

UDESC - Florianópolis - SC
UDESC – Florianópolis – SC

O Curso de Zootecnia da UDESC tem por objetivo possibilitar a formação de um Zootecnista generalista e com visão sistêmica da realidade. Esta atuação abrangente visa tornar o profissional apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, das mais diferentes realidades.

A partir desta compreensão e tradução, espera-se que a atuação profissional esteja voltada a resolver ou diminuir problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e administrativos ligados ao agronegócio, bem como possibilitar a utilização racional dos recursos disponíveis, conservando o equilíbrio do ambiente.

Facebook do curso


Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Cidade: Ponta Grossa/PR | Campus Uvaranas

Bloco de Zootecnia da UEPG
Bloco de Zootecnia da UEPG

Atualmente, o Departamento de Zootecnia da UEPG conta com 18 professores que atuam também nos cursos de Agronomia, licenciatura em Ciências Biológicas, Química Tecnológica. Desde a criação do curso, nove turmas se formaram em Castro e uma em Ponta Grossa.

O curso de graduação responde pelas atividades relacionadas à produção animal, através da execução de projetos de criação de equinos, aves, suínos, bovinos, peixes, organismos aquáticos, animais silvestres, entre outros. O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia oferta o curso de mestrado, aprovado pela Capes no primeiro semestre de 2015, e entrada da primeira turma no segundo semestre.


Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Cidade: Londrina/PR

UEL
UEL Foto: Dilvugação

A graduação em Zootecnia da UEL visa formar Zootecnistas com sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, dotados de consciência ética, política e humanista, capazes de desenvolver ações que contribuam com o desenvolvimento, o bem-estar e a qualidade de vida do homem.

Seu princípio fundamental é a articulação entre a teoria e a prática, valorizando a pesquisa científica e as ações de extensão, de forma que os alunos adquiram capacidade de crítica, reflexão e interpretação da realidade.

Facebook do curso


Universidade Federal do Ceará (UFC)

Cidade: Fortaleza | Unidade: Centro de Ciências Agrárias

departamento-ufc-zootecnia
Foto: cursodezootecnia.ufc.br

O curso de graduação em Zootecnia da Universidade Federal do Ceará é ofertado pelo Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Zootecnia, tendo sido criado no ano de 2000, com a primeira turma iniciando em 2001, tem turno integral e oferta 60 vagas anuais, distribuídas em dois ingressos, com matrículas semestrais de trinta alunos.

O ingresso se dá mediante o Sistema de Seleção Unificado (SISU), além de editais de Processo de seleção para transferência de outras Instituições de ensino superior e admissão de graduados, bem como edital para Mudança de curso e as vagas preestabelecidas são determinadas com base na demanda existente e na capacidade de funcionamento do curso.


Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Cidade: Viçosa – MG | Campus Viçosa – CCA

Reprodução do FAcebook

Criado em 1976, o Departamento de Zootecnia (DZO) da Universidade Federal de Viçosa integra o Centro de Ciências Agrárias. O curso de Zootecnia da UFV é um dos pioneiros no Brasil, tendo suas raízes no ensino das ciências agrárias, de onde surgiram as ferramentas para a criação do Curso e do Departamento.

Desde 1927 a UFV, na época Escola Superior de Agricultura e Veterinária (ESAV), se dedica ao ensino das ciências agrárias formando assim uma base sólida para a criação do Curso de Zootecnia em 1972, juntamente com o primeiro curso de pós-graduação de Zootecnia em nível de Doutorado da América do Sul. A primeira turma de zootécnicos da então, já chamada UFV, colou grau em dezembro de 1976.

Confira a história completa aqui.

Facebook do curso


Errata

Nós erramos, incialmente tínhamos divulgado uma lista que estava ordenada de forma incoerente, uma vez que ela estava organizada de forma decrescente por conceito e por ordem alfabética, resultando em alteração da relação dos cursos melhores colocados no resultado do Exame.