Raríssimo! Vaca dá a luz a duas bezerras de raças diferentes

Raríssimo! Vaca dá a luz a duas bezerras de raças diferentes

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Vaca dá luz a bezerros de raças diferentes no Pará, considerado raro por veterinários, caso ocorreu na Fazenda Esperança, em Redenção do Pará, confira vídeo.

Uma vaca Nelore Pura Origem de Redenção do Pará, PA, deu a luz a dois bezerros gêmeos, mas de raças diferentes nesta estação de monta. O fato, considerado raro por veterinários, surpreendeu a todos na Fazenda Esperança e foi comprovado por testes de DNA.

“Para mim, foi uma novidade muito grande. Em dez anos de formado, nunca tinha visto isso acontecer”, relata o veterinário Renato Dayrell, responsável pelo protocolo de IATF da fazenda. Segundo ele, a vaca foi inseminada com sêmen da raça Aberdeen, mas deu a luz a duas bezerras: uma preta (aberdeen) e uma branca (nelore).

“O mais provável é que no mesmo ciclo feito da IATF a vaca tenha apresentado duas ovulações. Em um ela foi inseminada por um sêmen Aberdeen Angus e no outro fecundada por um touro Nelore em monta natural”, explica o médico veterinário. Casos são raros, entretanto não é o primeiro, em uma matéria da Revista DBO, apontou caso semelhante na Fazenda Chapadão, em Guarda Mor (MG), envolvendo uma vaca Tabapuã inseminada por sêmen Angus.

“Um outro tipo de gestação rara é bezerros gêmeos que nascem com idades diferentes. Tivemos um caso onde a vaca estava estava com uma gestação dupla, e os bezerros nasceram em um curto espaço de dias, que também não é normal. Os bovinos normalmente geram um único bezerro por gestação, isso porque as vacas normalmente selecionam um único folículo, e este por sua vez, torna-se dominante liberando algumas substâncias impedindo o crescimento dos outros dentro do aparelho reprodutivo, e por isso apenas um folículo chega até seu estágio final de desenvolvimento possibilitando a fecundação” – Cláudio Camacho, Médico Veterinário da CATI de Fernandópolis (SP).

Adaptado da Revista DBO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.