Resumo do maior evento da raça Simental no país

Resumo do maior evento da raça Simental no país

PARTILHAR
simental-julgamento-4
Foto: Divulgação

27ª Nacional marca fase amadurecida da raça. Simental, Simlandês e Avaliação Global têm seus grande campeões, média do leilão foi de R$ 7.227 para o Simental e R$ 7.650 para o Simlandês.

O principal evento do ano dos criadores de Simental, realizado de 10 a 14 de abril, em Itapetininga, SP foi um verdadeiro sucesso de participação e um show em pista com animais de alta qualidade. Com três julgamentos que ocorreram simultaneamente, foram conhecidos os grandes campeões do ano no Simental, Gado Simlandês e Avaliação Global da raça. Cada prova contou com animais diferentes em sua avaliação. “Foi uma apresentação excelente que já motiva os criadores a participar dos demais eventos do ano”, reconheceu o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Simental e Simbrasil, Alan Fraga.

No Simental, a grande campeã adulta foi Onória da Sesmaria e a reservada grande campeã, Ripina da 3AB, ambas de Rogério Sawaia. Entre as fêmeas jovens, a grande campeã foi Valquíria PPA, de Paulo Procopiak e a reservada grande campeã Viola PPA, do mesmo criador. Nos machos, o grande campeão foi Zorro da PPA, de Procopiak e o reservado Volgan da Schwamfer, de Ubiratã Ferreira. O pecuarista Rogerio Sawaia recebeu o troféu de melhor expositor e Ubiratã Ferreira o melhor criador Simental. As avaliações ficaram a cargo do jurado José Carlos de Souza Passoni.

No gado Simlandês, que organizou sua primeira nacional, a grande campeã foi Romênia 2377 da Agrobem, de Roberto Montenegro Neto e sua reservada grande campeã foi Seresteira da Fazenda JR, de Rogerio Sawaia. “Tivemos excelentes animais e percebemos que o Simlandês desperta muito interesse, principalmente, das bacias leiteiras de São Paulo, Minas Gerais e Paraná”, avalia Fraga. As avaliações foram conduzidas por Flávio Krebs Ramos, que também recebeu homenagens pelos serviços prestados à raça Simental.

Julgamento interativo teve muita adesão – Neste ano, a Nacional também teve uma inovação com a primeira avaliação global da raça Simental, um julgamento interativo com jurado oficial Marcelo Gaeta, além de criadores e interessados. A participação foi um sucesso, pois contou com a inscrição de mais de 40 criadores e interessados que passaram o dia observando e discutindo características da raça. A cada categoria, eles recebiam uma ficha com os dados e faziam sua própria classificação. 

grande-campea-e-reservada-simental-adulta
Foto: Divulgação

“Foi um modelo muito rico, no qual os interessados pela pecuária discutiram características importantes para a produção de carne”, comenta Fraga. Ele ressalta ainda a interatividade, inclusive, com criadores de outras raças que participaram. Na avaliação de Fraga, essa é uma proposta inovadora de julgamento que a raça Simental esta construindo e que acredita que deve perdurar nas pistas. “Há necessidade de inovarmos nas pistas também, mas sem esquecer as linhas técnicas que priorizamos”, comentou o presidente sobre o modelo que vem sendo aprimorado. 

Nesse modelo, sagrou-se grande campeã a fêmea Natureza do Mamado de Mário Coelho Aguiar Neto; sua reservada foi Laica do Neto de Francisco Araújo Mendonça. O grande campeão foi Thor da Rodomeu de Carlos Gomes de Oliveira e seu reservado Timbre do Mamado , também de Mário Coelho Aguiar Neto.  Mais informações no site da associação.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.