Vaca Jersey tem chifre em orelha no interior de Santa Catarina

Vaca Jersey tem chifre em orelha no interior de Santa Catarina

PARTILHAR

Caso curioso chamou a atenção do produtor e criador de vacas da raça Jersey o fato ocorreu em Lauro Müller cidade próxima a Criciúma no estado de Santa Catarina.

Um caso curioso chamou a atenção do produtor e criador de vacas da raça Jersey (espécie de gado leiteiro) de Lauro Müller. Há seis meses, ele comprou uma vaca que acabou desenvolvendo um chifre de cerca de 40 centímetros na orelha, que fica pendurado, como se fosse um brinco. Ainda não foram descobertas as causas da anomalia.

Segundo o médico veterinário da Cidasc, Agnaldo da Silva Serafim, há diversas possibilidades para a anomalia, como má formação do embrião, cruzamento entre animais consanguíneos ou até causas químicas, com o uso de defensivos em pastagens. “Pode ter também origem genética ou uma má formação do embrião. Em outros casos, não tem um agente causador. Não é possível precisar o que houve, pois não examinei o animal”, explicou o veterinário ao Jornal Diário do Sul.

Os chifres 

O chifre é uma estrutura complexa, nos bovinos caracteriza-se por ser mais ainda. Embora ainda compostos pelo osso, na essência, são revestidos de um material de queratina que dá forma ao chifre. A queratina, neste caso, é a mesmíssima que compõe seus pelos e cascos. Por cima de tudo ainda há uma camada de pele.

A vaca tem oito anos, ainda não possui nome e tira até 15 litros de leite por dia. Ela foi adquirida pelo produtor a pedido dos netos, que gostaram muito do animal.

Reprodução Sul in Foco