Sorgo gigante boliviano chega a 4 metros

Sorgo gigante boliviano chega a 4 metros

Sorgo-forrageiro-gigante-boliviano-Agri-002E
Foto: Divulgação

O Agri-002E é um novo híbrido de sorgo projetado sob a genética boliviana que se destaca por ser de dupla finalidade, pois serve tanto para gerar cobertura quanto para produzir silo.

O sorgo, quinto cereal mais cultivado no mundo, pertence à família das Poaceae e teve sua origem provavelmente na África, embora algumas evidências indiquem que possa ter havido duas regiões de dispersão independentes: África e Índia.

No Brasil ele vem se destacando na produção de silagem em função da sua alta produção por área e até possibilitando dois cortes em uma única semeadura. Estudos estão voltados à cultura do sorgo porque ele vem se mostrando como uma alternativa técnica e economicamente viável na produção de silagem de qualidade, pois é tolerante a períodos críticos de déficit hídrico e eventuais ataques de pragas e doenças, comparativamente a cultura do milho.

Fornece em média 60 toneladas de material verde por hectare e é resistente ao pisoteio.

Sobre o Sorgo forrageiro gigante boliviano Agri 002E

O genótipo Agri 002 E destacou-se pelo maior potencial de produção de massa seca, indicando, juntamente com outros doze genótipos que dele não se diferenciaram significativamente ao nível de 5% de probabilidade de erro pelo teste de Tukey, potencial alternativo para a produção de forragem com um alto aporte de massa de forragem.

A maioria dos genótipos de sorgo estudados apresentou ótima produção de massa seca, sendo que, em média, aos 130,7 dias após a emergência estão prontos para ser ensilados.

Sorgo-forrageiro-gigante-boliviano-Agri-002E-producao-de-massa-seca
Tabela 1: Valores médios de Produção de Massa Seca (PMS) e Sólidos Solúveis Totais (SST) em vinte e seis genótipos de sorgo. Três de Maio, RS, 2016/2017. / Fonte: Caraffa, M.; Riffel, C. T.; Carneiro, E. A.; Zawacki, M. E.; Witczak

Considerando os dados gerados no ensaio, há boa perspectiva do uso do sorgo como material silageiro na região fronteira noroeste do estado do Rio Grande do Sul, havendo necessidade, no entanto, de geração de informações substanciais quanto à qualidade a fim de consubstanciar a indicação de materiais promissores para este fim.

Confira algumas fotos do Agri 002E

sorgo-forrageiro-boliviano-gigante
Produção brasileira do Sorgo / Foto: Silvio Ferreira / GRUPO AGROCOM
Sorgo-forrageiro-gigante-boliviano-Agri-002E-tamanho
Foto: Agricomseeds / Reprodução
Sorgo-forrageiro-gigante-boliviano-Agri-002E-plantacao-2
Foto: Agricomseeds / Reprodução

Via Agricomseeds, agronegócios.com.bo

Informação para compra de sementes

Agricom Seeds, Cascavel-PR
Luis Caires
luis.cairesagro@bol.com.br
(61) 99976-0606

Referências

Ensaio Estadual de avaliação de genótipos de sorgo silageiro-sacarino, Três de Maio, RS, na safra 2016/17

Caraffa, M.1 ; Riffel, C. T.2 ; Carneiro, E. A. 3 ; Zawacki, M. E. 3 ; Witczak, G. P.

-- conteúdo relacionado --
Expedição no Amazonas coleta quase mil mosquitos p... Animais serão encaminhados para sequenciamento genético, identificação de micro-organismos que causam doenças e replicação do DNA Dengue, zika, chiku...
CRV Lagoa é líder em prenhez de multíparas no IATF... O Programa GERAR tem foco em reprodução de bovinos, conta com a parceria de médicos veterinários, fazendas de gado de corte e leite de todo o Brasil. ...

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.