Sumário revela melhores vacas holandesas do Brasil

Sumário revela melhores vacas holandesas do Brasil

PARTILHAR
vacas holandesas
Vacas Holandesas

Sumário Clarifide revela melhor genética da raça Holandês para produção leiteira; resultado mostra que maioria das vacas são filhas de touros da bateria Leite da ABS

A terceira edição do Sumário Top 100 Clarifide® da Raça Holandesa da Zoetis foi lançado recentemente durante a Agroleite, em Castro (PR). A publicação apresenta as 100 melhores vacas da raça Holandesa no Brasil, considerando 11 diferentes características das todas as fêmeas genotipadas pelo Clarifide até a data de julho de 2017, em um total de mais de 38.000 animais avaliados. Os ganhadores de cada categoria foram anunciados durante o evento.

“Com o sucesso da primeira e segunda edições, a Zoetis publica o terceiro Sumário Top Clarifide para continuar orientando os criadores e o mercado brasileiro sobre as fêmeas produtoras de leite superiores geneticamente em todo o Brasil”, conta Fernando Braga, Gerente de Produto de Bovinos – Linha Leite da Zoetis.

Os aspectos analisados pela companhia foram: PTA Leite, PTA Gordura, Taxa de Prenhez das Filhas (DPR), Mérito Líquido, Total Performance Índice (TPI), PTA Proteína, Vida Produtiva, Contagem das Células Somáticas (CCS), Pontuação Final para Tipo (PTAT), Composto de Úbere (UDC) e Composto de Pernas e Pés (FLC).

Confira a lista dos vencedores do Clarifide

CategoriaAnimalProdutorMunicípio
TPI HOUSA000057491794Lucas RabbersCastro (PR)
Mérito Líquido (NM$) HOUSA000057499581Luis Carlos FigueiredoCristalina (GO)
PTA LEITE HOUSA000057489063Sekita AgronegóciosRio Parnaíba (MG)
PTA GORDURA HOUSA000057487592Marcos EppPalmeira (PR)
PTA PROTEÍNA HOUSA000057491794Lucas RabbersCastro (PR)
PTA VIDA PRODUTIVA HOUSA000057481061Roberto Meindert BorgCastro (PR)
PTA TAXA DE PRENHEZ DAS FILHAS (DPR)HOUSA000057474158Sekita AgronegóciosRio Parnaíba (MG)
PTA CCS HOUSA000057478021Reinaldo de BoerCastro (PR)
PTA TIPO HOUSA000057499090Breno Barbosa Costa Serrania (MG)
COMPOSTO DE PERNAS E PÉS HOUSA000057499596Adriano Renato KiersPonta Grossa (PR)
COMPOSTO DE ÚBERE HOUSA000057499090Breno Barbosa CostaSerrania (MG)

As melhores fêmeas Holandesas do Brasil têm genética ABS Pecplan

A genética ABS mostrou liderança absoluta no mercado genético de leite do Brasil, com o lançamento do sumário de agosto do Clarifide, na última semana. O documento aponta as melhores fêmeas Holandesas do país e comprova a superioridade do progresso entregue pela empresa com 100% do ranking das TOP 10 para as características TPI, NM$ e FM$ ocupado por filhas de touros da ABS.

O técnico Leite da ABS, Dênis da Matta Corrêa, conta que as avaliações são um resultado direto dos acasalamentos dirigidos que a equipe ABS promove nas fazendas dos clientes.

“A hegemonia notável da ABS no sumário é uma comprovação da assertividade dos acasalamentos que são feitos nas propriedades, com a genética dos touros leiteiros mais expressivos da bateria da empresa, que deram origem às melhores fêmeas do país, em muitos quesitos”, considera.
E a avaliação também serve para elencar os touros jovens de maior destaque na bateria.

“É o caso do Crimson, Achiever, Bundle, Honda, Sketch e o Josuper. Enquanto equipe, sempre esperamos bons resultados do trabalho genético da ABS. Assim, é uma satisfação muito grande perceber a presença impressionante da empresa em um sumário tão importante como o Clarifide”, nomeia Dênis.

Ainda segundo o técnico, o destaque da ABS no sumário inclui o registro de desempenhos superiores em características ligadas à saúde e produção leiteira. Além das categorias já mencionadas, a empresa também registrou a sua genética em outros parâmetros.

Por exemplo, no quesito Gordura, 90% do TOP 10 do sumário é ocupado pela genética ABS. No quesito DWP$, seis das 10 melhores fêmeas são ABS. Para produção de Leite e Proteína, a empresa responde por 40% das 10 melhores fêmeas.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.