Super touro: Nelore Grendene é campeã pela terceira vez em prova

Marca se reafirma como fonte genética de semente melhoradora da raça Nelore, mostrando que seus touros são ferramenta ideal para a produção de carne com valor agregado

O perfil da pecuária vem mudando ao longo dos anos, e alguns dados importantes comprovam isso. O peso médio das carcaças de machos e fêmeas no Brasil cresceu cerca de 3@ nos últimos dez anos, passando de uma média de 16@ para 20@ nos machos, e de 12@ para 15@ nas fêmeas, conforme divulgado pelo Beefreport 2022, importante relatório produzido pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC).

E fazendo o caminho reverso, o resultado no gancho se inicia justamente no uso genético, prova disso pode ser visto em Sertãozinho, interior de São Paulo, na terceira edição da prova de desempenho da Brasil com Z zootecnia Tropical em parceria com o Instituto de Zootecnia de Sertãozinho. Durante a prova foram avaliados índices desde eficiência tropical à ultrassonografia, peso, ganho de peso, perímetro escrotal e um exame andrológico completo, além da análise morfológica trabalhada pela metodologia EPmuras. Ao todo 53 reprodutores participaram da prova.

“Os ganhadores são reprodutores que coletam sêmen e multiplicam seus genes em grande quantidade, contribuindo com o rebanho brasileiro para diversas características de importância econômica, como principalmente para conformação frigorífica. Afinal de contas, tudo o que a gente faz na pecuária seletiva termina no produto final: a carne”, explica o diretor da Brasil com Z e zootecnista, William Koury Filho.

growsafre intergado - cochos medem desempenho de cunsulmo nelore no iz sertaozinho
Foto: Marcio Peruchi / CompreRural

Sobre a conquista do tri-campeonato pelos animais Nelore Grendene, Willian explica que muito se deve aos critérios de seleção adotados pela propriedade. “Em abates técnicos já foi demonstrado que os animais Grendene conduzem para maior rendimento de carcaça. E esse biotipo mais precoce, mais musculoso, também é o biotipo que promove mais rendimento na desossa. Isso é apontado tanto por abates técnicos como por especialistas de compra de gado da indústria frigorífica”, ressalta Koury.

A prova foi julgada por Carlos Eduardo Nacif e Eduardo Rordan, da Bolívia, todos especialistas em apartação de touros. Dom Juan da Gren foi o reprodutor vencedor em 2020. Em 2021 o prêmio ficou para Bradoque da Gren e em 2022, Nativo da Gren foi o campeão.
Genética à disposição do mercado

Na comemoração de seus 40 anos de seleção, a Nelore Grendene oferta mais uma vez esse ano, toda sua qualidade genética. O Leilão 500 Touros Grendene disponibilizará reprodutores com desempenho superior, prontos para trazer ainda mais resultados. O certame acontece dia 10 de setembro, às 9h15, com transmissão do Canal Rural e organização da Programa Leilões. Mais informações pelo site clicando aqui.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM