Tecnologia da superovulação da matriz leva a pecuária a novo patamar

Através da indução da ovulação, é possível gerar uma quantidade impressionante de embriões e oócitos a partir de uma única doadora, que normalmente teria apenas um descendente por ano. Conheça a biotecnologia de superovulação, técnica leva a pecuária a novo patamar.

A iniciativa – que aconteceu em Jaguariúna (SP) – teve o objetivo de unir o conhecimento de pesquisa das universidades e a prática do uso da biotécnica de superovulação – tanto in vivo como in vitro – de ruminantes no campo. Cerca de 70 profissionais participaram do encontro, que contou com palestras de especialistas que já utilizam a técnica reprodutiva que esteve em foco.

A superovulação em bovinos é uma técnica utilizada para induzir uma fêmea a liberar um número maior de óvulos do que o normal durante um ciclo estral. Esta técnica é amplamente utilizada em programas de melhoramento genético, principalmente em tecnologias de reprodução assistida, como a transferência de embriões (TE). A ideia do processo é maximizar o número de embriões de alta qualidade que podem ser coletados de uma fêmea de valor genético superior em um único ciclo.

A superovulação em foco: potencializando a genética animal. Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre superovulação. Imagine a capacidade de acelerar a disseminação de genética animal premium, especialmente nas fêmeas. Através da indução da ovulação, é possível gerar uma quantidade impressionante de embriões e oócitos a partir de uma única doadora, que normalmente teria apenas um descendente por ano. Moura enfatizou a importância dessas biotécnicas para avançar na produção pecuária. A geração de animais com mérito genético excepcional torna-se uma realidade.

“A superovulação é um tema extremamente importante, que deve ser mais discutido e divulgado. Por meio dela, se torna possível a disseminação de genética de animais superiores, principalmente de fêmeas, de forma mais acelerada, já que podemos induzir a ovulação, resultando na geração de diversos embriões e oócitos de uma doadora que, normalmente, teria um descendente por ano. São biotécnicas como essa que nos permitirão avançar cada vez mais na produção pecuária, pois podemos gerar um número muito maior de animais com grande mérito genético e melhoradores”, destaca Guilherme Moura, médico-veterinário, doutor em ciência animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e gerente técnico de animais de produção da Vetoquinol.

A empresa de origem francesa contribui com a disseminação da genética de qualidade no Brasil. Com 90 anos de existência recém-completados, disponibiliza ao mercado Folltropin®-V. Com extrato de folitropina – também conhecido como hormônio folículo-estimulante (FSH) – obtido da hipófise de suínos, a solução é indicada para indução da superovulação em fêmeas aptas à reprodução, com benefícios comprovados na produção de embriões de melhor qualidade e mais uniformes e maior quantidade de prenhezes positivas por lavado. 

Durante o Reproduzindo Resultados, o médico-veterinário foi um dos participantes de debates, ao lado de Antonio Coutinho, gerente de marketing e serviços técnicos da Vetoquinol, e de representantes da Abase. Entre os temas abordados no encontro, estiveram a fertilização in vitro (FIV) de bezerras (de 60 a 90 dias de idade) e os resultados de produção de embriões de FIV de Bezerras, além um painel que discutiu se o uso do FSH antes da aspiração de oócitos (OPU) melhora os resultados da Produção In Vitro de Embriões (PIVE).

“Ficamos felizes de poder realizar um evento ao lado da Abase, que apoia e tem os mesmos ideais da Vetoquinol. Sendo parceiros, nos tornamos cada vez mais fortes, colaborando com os animais de produção e ajudando o Brasil a ser mais eficiente na produção de proteínas de qualidade, seja carne vermelha ou leite”, salienta Antonio Coutinho. Além de bovinos, o evento também abordou a mesma biotecnologia para pequenos ruminantes (ovinos e caprinos).

Vetoquinol comercializa o Folltropin®-V em todo o território nacional

A Vetoquinol, nono maior laboratório veterinário dedicado à saúde animal do mundo, anuncia que passa a comercializar, por meio de sua equipe de vendas própria, o produto Folltropin®-V em todo o território nacional, a partir do dia 20 de novembro de 2017.

O Folltropin®-V é um extrato de Folitropina altamente purificado, obtido através de cuidadosa seleção de glândulas pituitárias suínas. O produto é liofilizado para manter sua potência em condições normais de armazenamento e é indicado para induzir superovulação em vacas e terneiras aptas a reprodução. Antes da coleta dos embriões, produtos desta superovulação, o estro deve ser induzido com prostaglandina F2 alfa ou um de seus análogos.

O produto será comercializado na seguinte apresentação: caixa contendo um frasco ampola de 20 ml contendo o equivalente a 400 mg NIH-FSH-P1 liofilizado e um frasco de 20 ml com diluente.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM