“Temos as melhores tecnologias do mundo”, diz Alysson Paolinelli

PARTILHAR
Paolinelli, ex-ministro da Agricultura.

Em novo capítulo da Agrishow Labs, a história do agronegócio foi trazida pelo indicado ao Nobel da Paz e responsável pelo desenvolvimento da agricultura e pecuária no cerrado brasileiro.

Neste programa da jornada de conteúdo da Agrishow Labs, o homem que reinventou a agricultura tropical, ex-Ministro Alysson Paolinelli, compartilhou a trajetória de inovação do agronegócio brasileiro, que passou de importador há algumas décadas a um dos maiores exportadores de alimentos, fibras e energias do mundo. Verdadeira enciclopédia da história da agricultura brasileira, ele proporcionou uma grande aula sobre a linha do tempo da vida agrária no País.

“Há muitos e muitos anos atrás, o Brasil era um país de formação geológica muito antiga, nossos solos eram fracos, degradados há bilhões de anos, não tínhamos terras férteis”, contou o ex-ministro.

“No século passado, os estadistas lá de Londres começaram a divergir nas lideranças e viram que o mundo crescia em população e a oferta de alimentos precisava de uma equação aritmética. O que aconteceu? Eles perceberam que o mundo poderia passar fome. O homem disputa lugar, é competitivo, começou uma guerra econômica e também agrícola”, citou.

Alysson Paulinelli teve papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e pecuária no cerrado brasileiro, até então menosprezado, promovendo a ocupação econômica do bioma por meio da execução de grandes projetos, a exemplo do Programa de Desenvolvimento dos Cerrados, na década de 1970.

Sempre incentivador da pesquisa, ciência e tecnologia, implantou um programa de bolsa de estudos para estudantes brasileiros em diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo, como por exemplo nos Estados Unidos. Em 2006, ganhou o prêmio World Food Prize, que seria o equivalente ao Nobel da alimentação. É um prêmio dado a pessoas, independente de raça e gênero, que ajudaram consideravelmente a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo.

Engenheiro agrônomo, Paulinelli também foi um dos fundadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e responsável pela Revolução Verde no Brasil, que contribuiu para o aumento da produção agrícola brasileira. Também foi deputado federal e ministro da Agricultura na década de 1970. A segurança alimentar no Brasil e no mundo propiciada pela sua atuação também contribuiu para a paz no campo e, por isso, o ex-ministro foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021.

No entendimento de Paulinelli, o Brasil será importante na luta para combater a fome e a miséria, e por fim às correntes imigratórias e guerras que se formam a partir delas. “Temos hoje as melhores tecnologias [em agricultura] do mundo ”, disse.

Programação

Ao todo, a Agrishow Labs tem onze episódios semanais, baseados em três macrotemas mensais: A Gestão da Agricultura 4.0 em fevereiro, Novas Tecnologias para o Cultivo em março e Conectividade no Campo em abril, promovendo conversas entre produtores, consultores e CEOs de startups que atuam neste mercado.

Os episódios vão até 19 de abril e serão lançados todas as terças, às 19h, no portal da Agrishow e no canal do Youtube da maior feira de agronegócio do País. Todos os episódios anteriores estão com acesso livre.

Prêmio Agrishow de Startups

O objetivo do Prêmio Agrishow de Startups é selecionar dez startups com soluções inovadoras no agro para apresentarem seus projetos pessoalmente a uma banca julgadora e premiar as três melhores durante a 27ª edição presencial da Agrishow, entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. As inscrições foram até 20 de março e as startups selecionadas serão divulgadas em breve no https://www.agrishow.com.br/pt/premio-startup.html.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com