Tempestade de raios e chuvas de 450mm; Confira!

PARTILHAR

Estima-se que a chuva fique até 150 mm acima do esperado para novembro, que já era alto, em torno de 250 mm. Confira a previsão do tempo para este fim de semana!

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre o Brasil e neste sábado, 6 de novembro, deixam muita nebulosidade e pancadas de chuva em quase todo o Nordeste, Norte, Centro-Oeste e parte do Sudeste. Estas áreas de instabilidade vão provocar mais chuva também no domingo. Na publicação, intitulada de “Brasil: Campeão mundial de raios”, os cientistas Osmar Pinto Jr. e Iara Cardoso alertam que o número de descargas elétricas no país subirá para uma média de 100 milhões por ano até o fim do século. Atualmente, o Brasil é o país mais atingido por raios no mundo, com média de 70 milhões por ano.

Nuvens bastante carregadas permanecem sobre a Bahia. Uma frente fria avança no mar pelo litoral da Região Sul e ajuda a formar nuvens de chuva pelo interior desta Região e também em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. 

Já no Sudeste, o destaque vai para Minas Gerais. Por lá, estima-se que a chuva fique até 150 mm acima do esperado para novembro, que já era alto, em torno de 250 mm. Isso que o estado mineiro vai ter cerca de 400 mm em todo o mês de novembro. Tamanho nível de precipitação se explica, em parte, pelas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (Zacas), ou seja, uma frente fria estacionária que atinge também a Bahia e provoca chuvas fortes. Na parte sul do estado de São Paulo, a umidade virá abaixo da média.

Na região Sul, por exemplo, o fenômeno La Niña traz tempo seco, indicando chuva de 50 mm a 100 mm abaixo do normal. Isso significa que algumas cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina terão acumulados que não ultrapassarão os 30 mm em todo o mês. Apenas no oeste do Paraná é que o volume tende a ficar acima do esperado.

Importantes áreas produtoras de soja do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) podem ter até 200 mm de chuva acima do normal neste mês. Desta forma, no acumulado de novembro, é possível que essa região conte com impressionante volume de 450 mm.

Sábado (5)

Sul

A frente fria se afasta, mas a combinação entre o calor e umidade ainda favorece a formação de nuvens carregadas e chuva isolada nos três estados da região. O calor segue presente em grande parte da área. No sudoeste do Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.

Sudeste

O sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove entre a faixa leste de São Paulo e no litoral do Rio de Janeiro e Espírito Santo. No interior da região e na Grande Belo Horizonte, pancadas de chuva com trovoadas são esperadas à tarde, mas de forma isolada.

Centro-Oeste

Um sistema de baixa pressão atmosférica intensifica a chuva em Mato Grosso e norte de Goiás. Há risco de temporais. Em Cuiabá (MT), o céu fica nublado e chove a qualquer momento. Em Mato Grosso do Sul e demais áreas de Goiás, pancadas isoladas são esperadas à tarde.

Nordeste

O dia será marcado por chuva intensa no sul do Maranhão, no Piauí e na Bahia. Atenção para o risco de temporais e volumes elevados. No litoral entre Maranhão e Sergipe, a chuva é rápida e isolada; no interior do Ceará e Pernambuco, o tempo fica firme.

Norte

A chuva ganha força no Tocantins, sul do Pará e Rondônia, com risco de temporais e
volumes mais elevados. O sol aparece entre muitas nuvens nessas áreas. Nos demais estados, as pancadas ocorrem de forma isolada, mas acompanhadas por trovoadas.

Domingo (6)

Sul

Sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva em áreas do interior da região. Céu nublado
e com garoa no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Tempo firme no sul do Rio Grande do Sul e em Curitiba (PR). Nas demais áreas do Paraná, chuva a partir da tarde.

Sudeste

Sol com pancadas de chuva na maior parte de São Paulo, em todo o território de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Algumas nuvens aparecem nas demais áreas, mas o tempo fica firme. Há condições apenas para garoa no extremo sul paulista.

Centro-Oeste

A circulação de ventos continua deixando o tempo bastante carregado em áreas dos três estados da região. Em Goiás e no Distrito Federal, há condições para chuva volumosa no
decorrer do dia. O tempo fica firme apenas no extremo sul de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, há sol e pancadas de chuva à tarde.

Nordeste

Sol entre muitas nuvens e chuva a qualquer hora no norte da Bahia e sul do Piauí. No Maranhão, a chuva acontece a partir da tarde, com risco de trovoadas. Chove de forma passageira no norte do Ceará, desde o litoral do Rio Grande do Norte até Sergipe.

Norte

O céu fica cheio de nuvens e chove em vários momentos no oeste do Amazonas. Nas demais áreas da região, o sol aparece e chove a partir da tarde com risco de raios e trovoadas. Não está descartado risco para chuva forte ao longo do dia.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com