
A Cabanha 4 Linhas, com o touro Ultrablack de Mano Menezes, propriedade do técnico de futebol, conquistou mais um título de destaque na Expointer, reafirmando sua posição como uma das principais referências em raças bovinas no Brasil.
Nesta quarta-feira, dia 28, a pista de julgamento do Parque Assis Brasil, na 47ª Expointer, em Esteio (RS), recebeu mais uma vez os melhores exemplares da raça Angus e Ultrablack, desta vez com a presença dos animais de argola. O segundo dia de avaliações revelou grandes campeões e destacou o trabalho dedicado dos criadores da raça. A Cabanha 4 Linhas, com o touro Ultrablack de Mano Menezes, propriedade do técnico de futebol, conquistou mais um título de destaque na Expointer, reafirmando sua posição como uma das principais referências em raças bovinas no Brasil.
O touro 4 Linhas Astro U237 D. Black, um exemplar da raça Ultrablack, foi consagrado como Grande Campeão, marcando a quarta grande vitória da cabanha nos concursos de raças bovinas da feira.
O título de grande campeão foi para o animal de tatuagem U237, dos expositores Luiz Venker Menezes e Erni Bublitz, da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS).
Essa conquista é especialmente significativa, dado o histórico recente da Cabanha 4 Linhas. Em 2022 e 2023, a propriedade já havia vencido entre os touros Ultrablack, além de levar o título entre as fêmeas Brangus no ano passado. Com essa nova vitória, a cabanha consolida sua trajetória vitoriosa na Expointer, uma das mais tradicionais feiras agropecuárias do país.
“Este é o quinto ano consecutivo da 4 Linhas na Expointer e o terceiro ano consecutivo nos pódios. Já estamos com 17 títulos entre os principais e os intermediários, o que mostra muita consistência em nosso trabalho, em um setor extremamente tradicional e importante”, destacou Camila Menezes, filha de Mano Menezes e administradora da cabanha. Camila, que também é responsável pela comunicação do criatório, enfatizou que o sucesso da 4 Linhas é fruto de uma equipe altamente capacitada e de um trabalho árduo. “Isso é resultado de muito trabalho, de montar uma equipe extremamente capaz, de acreditar e sonhar grande”, completou.
O touro 4 Linhas Astro U237 D. Black se destacou por suas excepcionais qualidades, como volume de costela, tipicidade racial e aprumo, características que, segundo Álvaro Dumoncel, médico veterinário, administrador e genro de Mano Menezes, foram decisivas para sua vitória. “Geneticamente, a mãe dele foi Grande Campeã nesta pista, o irmão inteiro é bicampeão nesta pista e agora ele se sagra Grande Campeão. No ano passado, era terneiro e foi o terceiro melhor. Agora, já vai começar a trabalhar, cobrir vacas e coletar sêmen”, explicou Dumoncel.
A Cabanha 4 Linhas, localizada no município de Guaíba, segue firme em sua missão de se destacar no competitivo cenário das raças bovinas no Brasil. As vitórias consecutivas na Expointer não apenas consolidam a cabanha como uma das mais respeitadas no setor, mas também refletem o compromisso da família Menezes com a excelência genética e o desenvolvimento da pecuária nacional.
Para completar o pódio, temos o reservado grande campeão que ficou para o exemplar de tatuagem 5690, de João Francisco da Silveira Neto, da Fazenda Santa Eugênia, de Jaguari (RS).

O terceiro melhor macho Ultrablack foi o de tatuagem 5686, também de João Francisco da Silveira Neto, da Fazenda Santa Eugênia.
Fêmeas Ultrablack
Na categoria Ultrablack, a grande campeã fêmea foi a exemplar de tatuagem 4981, de João Francisco da Silveira Neto e Erni Bublitz, da Fazenda Santa Eugênia, de Jaguari (RS).

A reservada grande campeã foi a de tatuagem 2162, de Luiz Antônio Venker Menezes, da Cabanha 4 Linhas, de Guaíba (RS).
O terceiro lugar ficou com a fêmea de tatuagem FIVU08, exposta por Elio Roque Ottoni e Cabanha Corticeira, da Agroottoni, de Santo Antônio das Missões (RS).

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte
Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir.
Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho.
Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente.
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores.
Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí
O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto.