“The Iron Horse”: Mundo do cavalo perde grande garanhão

PARTILHAR
cavalo quarto de milha - dual spark
Foto: Divulgação

Grande campeão nos Estados Unidos, Dual Spark, da raça Quarto de Milha, foi trazido para o Brasil através de um condomínio; hoje possui 418 filhos registrados no país

Dual Spark, garanhão quarto de milha nasceu no dia 11 de abril de 2004 e completaria em 2021 dezessete anos, ficou conhecido como “The Iron Horse”, foi criado por um importante selecionador de cavalos de trabalho nos EUA, chamado Bob Lewis, filho de uma das lendas mundiais da raça “Dual Pep” na égua “Dolittle Lena”, filha de outro lendário reprodutor “Shinning Spark”. Foi trazido para o Brasil no ano de 2014 e atualmente era de propriedade do “Condomínio Dual Spark”, formado por importantes criadores.

Nos EUA, “Dual Spark” ganhou 206 pontos AQUA (American Quarter Horse Association) e somou mais de $85.000,00 em ganhos, em várias modalidades de trabalho, como Apartação, Working Cow Horse, Laço Cabeça, Pé, Bezerro e Rédeas. O que fez dele um garanhão extremamente versátil em razão dos pontos obtidos em modalidades tão variadas.

No Brasil, possui 418 filhos registrados que, em 6 gerações somaram 243,5 pontos ABQM, em números atuais.

O destaque absoluto de sua produção, fica por conta de um dos seus filhos nascido ainda nos EUA e trazido ao Brasil em 2020 pelo “Haras Império”, o fenômeno “Dual Patron”, ganhador de diversos títulos, entre eles o de campeão mundial.

Por tudo isso é que “Dual Spark” ganhou muita notoriedade e admiração entre os criadores a apaixonados pelo Quarto de Milha, cavalo ganhador, de um pedigree fantástico, versátil, muito bonito, produtor e que, mesmo isso não sendo necessário para um cavalo “deste tamanho”, agregava uma pelagem Baio maravilhosa. Dual Spark desapareceu essa semana e deixará muita saudade a todos os amantes da raça.

Foto: Divulgação

Sobre a raça Quarto de Milha

A raça Quarto de Milha foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600. Os primeiros animais que a originaram foram trazidos da Arábia. A raça foi a primeira a ser desenvolvida na América. Ela surgiu nos Estados Unidos por volta do ano de 1600. Os primeiros animais que a originaram foram trazidos da Arábia.

Quarto de Milha no Brasil

Tudo começou em 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis animais dos Estados Unidos para o Brasil, vindos de sua matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos EUA. À medida que vários pecuaristas, banqueiros e homens de negócios tiveram a oportunidade de conhecer os animais Quarto de Milha, começaram a pressionar a SKR para que lhes vendessem alguns exemplares. A companhia atendeu a poucos criadores, vendendo um número reduzido de potros. Em 15 de agosto de 1969, foi fundada a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), no Parque da Água Branca, em São Paulo, onde se encontra atualmente.

Material publicado com a ajuda do Sérgio Luiz Espírito Santo Júnior – Criador e apaixonado por cavalos quarto de milha. Instagram: @hes_quartodemilha

cavalo quarto de milha - dual spark 5
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.