Cavalo Crioulo é uma pintura ambulante; veja fotos

Cavalo Crioulo é uma pintura ambulante; veja fotos

PARTILHAR
Prestígio do Itaó / Foto: Divulgação

Cavalo da raça crioulo é um garanhão de pelagem rara; dentre as pelagens da raça essa pode-se considerar uma das mais belas, confira algumas fotos

Beleza e docilidade em um exemplar só. Cada vez mais os aficionados pelo Cavalo Crioulo buscam estas características na hora de escolher um animal. Dentro desta tendência, os cavalos de pelagem manchada, como os Tobianos, Oveiros e Bragados, vêm fazendo sucesso no Brasil e no mundo, especialmente em mercados desenvolvidos, onde cresce, além do usuário para o esporte, também quem procura um companheiro para o lazer.

Prestígio do Itaó é um desses exemplos, cavalo Crioulo, a raça mais criada no Sul do país. O felizardo e proprietário é Matheus Fernando Martinelli da Cabanha Senhor dos Caminhos na cidade de Tapejara, Rio Grande do Sul. Essa cor de pelagem chama-se Lobuna Oveira Negra, o garanhão nasceu dia 24/11/2004 (hoje com 16 anos). Filho do freio de bronze Butiá Leopardo (Santa Elba Comediante X Butiá Geada) é irmão inteiro do Registro de Mérito e finalista do Freio de Ouro Osorno do Itaó.

Prestígio do Itaó / Foto: Divulgação

Prestígio é um garanhão de muito selo racial, ótimo temperamento, e sendo filho do Leopardo, muito funcional. Ele foi comercializado no leilão da Mancha Crioula em fevereiro de 2018 pelo valor de R$ 55 mil, adquirido pelo Matheus.

“Foi o leilão mais importante de toda a história. Não imaginávamos que poderíamos superar o Mancha Crioula do ano passado, onde vendemos o garanhão Butiá Olodum, que entrou para o hall dos animais milionários da raça Crioula”, salienta Gonçalo Silva, leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates.

Prestígio do Itaó / Foto: Divulgação

Pra quem estiver interessado em colorir a sua tropa a Cabanha Senhor dos Caminhos do animal vende coberturas dele, que estão disponíveis pelo e-mail do proprietário.

Incrível, não?

Prestígio do Itaó / Foto: Divulgação

Irmão de destaque

Foto: RamonGiron

Além do Prestígio, seu irmão Osorno do Itaó também é um destaque pela sua pelagem e desempenho em provas. Finalista do Freio de Ouro e Grande Campeão do Passaporte de Pelotas. Osorno do Itaó é filho do Freio de Bronze, Butiá Leopardo, que descende diretamente de Santa Elba Comediante e Butiá Geada, agregando o sangue de La Invernada Encomendero I, Del Oeste Plumero e BT Engano. Sua mãe, Fantasia do Itaó, traz a mesma linhagem materna da Freio de Ouro, Infância do Itaó, através de FJR Gaudério.

Foto: RamonGiron

Osorno produziu o finalista do Freio de Ouro, De Don Juanito da Reservada, e Finalista da Reservada, credenciada ao Freio de Ouro 2015. Além da função, Osorno do Itaó imprime em seus filhos boa estrutura óssea, frente leve, linhas corretas, excelentes aprumos, e pelagens muito procuradas com destaque para: Mouros, Bragados e Oveiros.

Sobre o Cavalo Crioulo

Com origem nas grandes planícies dos pampas, até as mais distantes montanhas dos Andes, os cavalos trazidos por colonizadores espanhóis adaptaram-se a todo o tipo de clima e região. Suportaram o intenso frio e também o calor desgastante . Com o passar de quatro séculos de adaptação e de evolução, adquiriram características únicas e próprias no meio ambiente sul americano.

Informações de registro obtidos no site da associação da raça

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.