Tomar leite virou ato racista para imprensa brasileira

Tomar leite virou ato racista para imprensa brasileira

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O “Desafio do leite”, movimento para salvar pequenos produtores de leite pelo Brasil é retratado como ato de supremacia branca por revista brasileira

A Revista Fórum publicou um artigo essa semana com o título “Copo de leite: Bolsonaro usa símbolo nazista de supremacia racial em live“. De forma escabrosa e com o apoio de uma especialista em neonazismo, Adriana Dias, retrata as seguintes sentenças: “O leite é o tempo todo referência neonazi. Tomar branco, se tornar branco. Ele vai dizer que não é, que é pelo desafio, mas é um jogo de cena, como eles sempre fazem”, declarou à Fórum.

Ficou assustado? E piora:

“Nacionalistas brancos fazem manifestações bebendo leite para chamar a atenção para um traço genético conhecido por ser mais comum em pessoas brancas do que em outros – a capacidade de digerir lactose quando adultos. É uma tentativa racista para se embasar em “ciência” p/ diferenciar e justificar a “raça branca”. Mas como já provado e explicado por toda ciência: Não há evidência genética para apoiar qualquer ideologia racista. O que há, é na verdade, um governo tosco e motivado pelo ódio”, detalhou o antropólogo David Nemer.

Nós da Compre Rural repudiamos veementemente esse tipo de comunicação, nosso compromisso é com a verdade. Com a intenção de incentivar o aumento do consumo de leite e seus derivados no Brasil, entidades e produtores criaram o desafio para que grandes lideranças gravassem seus vídeos consumindo um copo de leite e que este desafio fosse repassado adiante. Desde o início da semana, várias pessoas, profissionais, jornalistas e pessoas públicas têm recebido o desafio de beber um copo de leite em apoio aos pequenos produtores de leite brasileiros que vem enfrentando graves dificuldades para continuar na atividade diante do cenário do covid-19.

É possível ver claramente que logo depois do desafio o Presidente Bolsonaro faz vários comentários positivos sobre o trabalho da Ministra Tereza Cristina frente ao Ministério da Agricultura, e fala sobre a importância do agronegócio para o Brasil. Inclusive a própria Ministra já tinha gravado um vídeo tomando seu copo de leite.

Inclusive o nosso editor, Thiago Pereira, foi desafiado pelo produtor Joel Dalcin a tomar um copo de leite, veja:

É com tristeza que vemos esse tipo de fake news se propagar pelas redes sociais, inclusive pelo WhatsApp. O país vive um dos piores momentos de sua história e esse tipo de comunicação não contribuirá em nada, só gerará confusão na cabeça das pessoas.

O leite é um alimento nutritivo e completo, produzido pelas mãos de milhares de produtores pelo Brasil, gente que sobrevive de uma atividade que há anos sofre com preços baixos e dificuldades de se manter na atividade.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.