TOP 10: Maiores produtores de leite

TOP 10: Maiores produtores de leite

PARTILHAR
ordenha carrossel leite
Foto Divulgação.

O mundo do leite é sempre cheio de surpresas e, com certeza, quem é produtor de leite é apaixonado pela atividade! Veja a lista com as maiores produções!

Trazemos um levantamento muito curioso e que todos, nas rodas de bate-papo, se perguntam: “Quem são os maiores produtores de leite do Brasil?”. Pois bem! Agora você vai poder ter essa resposta e ainda comparar a sua produção com a das maiores produtoras de leite.

A lista foi feita com base na produção de leite comercializada em 2018, ou seja, um somatório de todo o leite entregue durantes os 12 meses do ano. Não se assuste, os números estão corretos. O Brasil é um dos maiores produtores de leite do mundo, você sabia?

Para iniciarmos essa lista, fizemos um apanhado e trazemos fotos e matérias que já foram veiculadas sobre as fazendas, assim você pode conhecer um pouco mais e, também, tirar experiências para sua produção.

Vale a pena conferir até o fim. É uma experiência magnífica poder ver que o Brasil é um grande produtor de leite e descobrir as novidades que essas propriedades trazem. Vamos lá?

Fazenda Colorado

A Fazenda Colorado, em Araras, SP, uma das grandes produtores de leite tipo A do Brasil, desenvolveu um projeto único no país. Com o apoio de consultores norte-americanos e com base na experiência de empresas do setor avícola, a Colorado, está ordenhando cerca de 1.700 vacas em lactação em sistema confinado que produzem em média de 41 litros de leite por vaca por dia. Além disso, construiu uma instalação fechada, com ventilação cruzada e temperatura e luminosidade controladas.

A produção que coloca ela como primeira colocada é de 26.911.346 Litros de leite entregues, comercializados, em 2018! Com uma média de produção diária de 73.730 litros.

Fazenda São José

Essa história teve início em 1960, com a aquisição da Fazenda São José, localizada em Tapiratiba, de 1.400 hectares. ”Neste período, toda a produção era voltada para o leite tipo B e em poucos anos já éramos responsáveis pelo fornecimento de grande parte do leite consumido na região.” Em 1970, apenas dez anos depois, o rebanho da fazenda já contava com 1.000 animais em lactação.

Hoje, a fazenda é a segunda no ranking e produz, anualmente, 23.458.201 litros. Além desse número gigantesco que é conquista com muito trabalho, ela tem uma produção média diária de 64.269 litros. O seu fundador, Olavo Barbosa, foi um precursor e um ícone para o pecuária leiteira no Brasil.

Agrindus

Alta tecnologia, genética de ponta, atenção ao meio ambiente e bem-estar do gado permitem à Agrindus faturar anualmente 65 milhões. Pioneira em provas genômicas e marcadores moleculares, a Agrindus é uma fazenda com mais de 70 anos de atividade leiteira.

Ele carrega leite no DNA. Aos 53 anos, 35 deles dedicados à pecuária, Roberto Jank Júnior comanda as operações da Agrindus S/A, uma das três maiores empresas produtoras de leite do Brasil, sediada em Descalvado, no interior paulista. 

Os seus números são de encher os olhos, foram 20.956.475 litros entregues em 2018. Ela possui uma produção diária de 57.415 litros.

Sekita Agronegócios

A história do Grupo Sekita começa em 1974, quando a família Sekita chegou em São Gotardo, na região do Alto Paranaíba (MG), para iniciar a produção de café e cereais.

A produção de leite foi idealizada em 2007, quando os altos custos dos fertilizantes deixaram os agricultores de hortaliças preocupados, uma vez que o gasto aproximado é de 3.000 a 4.000 kilos de fertilizantes/hectare. Nesse cenário, a criação do gado leiteiro apresentou-se como uma opção viável, uma vez que poderia contribuir com a produção de dejetos e aliviar a estrutura de custo de produção das outras culturas.

A Sekita produziu em 2018 os seus 20.198.017 litros, se assegurando como a quarta maior fazenda do Brasil, em produção de leite. Ela tem uma média diária de 55.337 litros.

sekita
Fazenda Sekita

Melkstad Agropecuária LTDA

O Grupo Melkstad comercializou no ano passado 19.261.073 litros de leite, aparecendo na quinta posição entre os maiores produtores de leite do Brasil.  Produzindo em média de 52.770 litros de leite por dia, a agropecuária foi uma das que mais expandiu a sua produção.

A propriedade está localizada em Carambeí no Paraná. Ela vem se destacando em gestão, profissionalismo e investe pesado em qualidade de mão de obra.

Grupo Melkstad
Foto Divulgação. Grupo Melkstad

Antonio Carlos Pereira e Filhos

Em sexto lugar, sendo a primeira da região de Carmo do Rio Claro, aparece a Fazenda de Antônio Carlos Pereira e Filhos, com produção média diária de 46.205 litros. Sendo o seu volume total entregue em 2018 de 16.864.755 litros.

A determinação e a paixão pela atividade fizeram com que essa propriedade se destacasse dentro da Bacia Leiteira que é a região onde está localizada.

Fazenda Reunidas Antônio Carlos Pereira e Filhos, de Carmo do Rio Claro.
A maior produtora da região é a Fazenda Reunidas Antônio Carlos Pereira e Filhos, de Carmo do Rio Claro. / Foto: reprodução

True Type

A True Type localiza-se na Fazenda São João, município de Inhaúma/MG, a 85 Km de Belo Horizonte, próxima às principais vias de acesso aos centros urbanos. Idealizada no início dos anos 1990, a Fazenda São João possui área de 1.170 hectares.

Reconhecida pelo potencial genético do rebanho e pela produção de leite em grande escala, a True Type implantou uma cadeia produtiva auto-sustentável. Desde o plantio de alimentos até o aproveitamento dos rejeitos inerentes à produção, tudo é otimizado e reaproveitado.

Ela assume o compromisso de alta produção com uma média diária de 14.093.304 litros no ano. A sua média diária é de 38.612 litros.

Albertus Frederich Wolters

Apartadas do rebanho, as quatro vacas da raça Holandesa do criador Albertus Frederick Wolters impressionam pelo porte e conformação. Mas são os dados oficiais do controle leiteiro que atestam que, de fato, se tratam de recordistas: cada uma delas já ultrapassou a marca de 100 mil litros (ou quilos) de leite produzidos ao longo da vida. Este raro patamar de produção é o resultado acabado de décadas de trabalho, assentado em três fatores principais: melhoramento genéticomanejo bem-estar.

Esse excelente produtor de leite chegou, em 2018, a uma produção de 14.086.019 litros comercializados. Com uma média diária de 38.592 litros. Impressionante a sua determinação!

Conheça as vacas vitalícias:

Marvin e Marcos Epp

A Agropecuária Régia está localizada no município de Palmeira, na Colônia Witmarsun/PR. Os pais de Marcos Epp começaram a atividade em 1968 e desde criança ele se envolveu nas atividades do dia a dia. Desde 1996, Marcos atua na produção leiteira como proprietário e administrador e há anos investe em melhorias constantes para o incremento da produção, inclusive com tecnologias de ponta.

A produção anual de leite chegou ao volume de 13.841.530 litros em 2018. Já a sua média diária ficou com 37.922 litros de leite.

Agropecuária Régia em Witmarsun/ Pr
Foto Divulgação.

Grupo Cabo Verde

Hoje, a Santa Luzia, nome dado em homenagem à santa que tem um oratório na sede da fazenda desde aquela época, é uma das maiores produtoras de leite do país, com 35.000 litros por dia e faturamento anual de R$ 24 milhões, sendo 25% provenientes da venda de animais. A fazenda deu origem ao Grupo Cabo Verde, um dos grandes do agronegócio, com faturamento anual de R$ 160 milhões. Além do leite, o grupo produz café, milho, soja, suínos e gado de corte, com fazendas em Minas e no Pará.

A produção anual que garantiu a ela estar entre as dez maiores produtoras de leite do Brasil é de 13.632.000 litros de leite. Seguido de uma produção diária de 37.348 litros!

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com