A hora de comprar o gado é sempre um grande desafio, são inúmeras as propagandas falsas, por isso confira o TOP 7 passos para não comprar gado ruim!
Comprar gado da forma correta certamente vai aumentar a rentabilidade de seu negócio. Mas é preciso seguir alguns passos para que você não cometa alguns erros básicos. Antes de fazer a compra, pesquise e colete informações sobre os animais, sobre suas condições de saúde, assim como a idoneidade do proprietário. Você pode adquirir os bovinos por meio de leilões, feiras, ou diretamente com o dono do rebanho. Portanto, é preciso pensar bastante, pois este será um passo primordial para o sucesso de seu empreendimento.
Um grande alerta que fazemos antes de tudo é para as falsas promessas, principalmente em tempos de informação via Whatasapp, Telegram e grupos de Facebook. Além disso, tome cuidado com os locais de encontro e busque mais informações em relação aos vendedores para não cair em uma cilada.
Siga os passos abaixo e faça a compra certa do seu gado:
1º Passo: Qual o tipo de gado você quer comprar?
Em primeiro lugar, você deve avaliar qual o melhor gado para ser conduzido em sua propriedade: o gado de corte ou o gado de leite? Escolha a raça que melhor se adapte à sua região. Resumindo, você deve decidir pelo tipo de gado, pela classe (idade e sexo), e pelo peso. Lembre-se também de que raças com chifres muito longos aumentam a probabilidade de acidentes, além de serem de difícil transporte e manejo.
2º Passo: Onde você deseja fazer a compra dos bovinos?
Escolha onde comprar os bovinos: se em leilões, feiras, ou diretamente com o proprietário dos animais. Nos leilões, você não conseguirá conversar diretamente com o proprietário, nem visitar sua propriedade. Nas feiras, você poderá conversar com o proprietário ou responsável pelos animais, mas será difícil visitar a propriedade. Já diretamente com o dono, você terá maior segurança, pois além de poder visitar a propriedade e conversar com o dono do rebanho, você poderá negociar preços.
3º Passo: Quanto você pretende gastar na compra?
Prefira pagar à vista, pois os juros andam altos. Saiba o quanto você pode gastar. Se for participar de leilões, estipule um valor máximo para compra dos bovinos. Isso evita que você se deixe levar pelas inúmeras oportunidades atrativas.
4º Passo: Antes de comprar, converse com o proprietário do gado
Muitas vezes, você poderá consultar os bovinos à venda por meio da internet. Se tiver interesse na aquisição dos animais, você poderá entrar em contato com o proprietário do rebanho, ou responsável, para negociar. Também é bastante válido ir até a propriedade para ver de perto os animais. Examine os olhos (brilhantes e claros), o focinho (frio e úmido), o pelo (brilhante e limpo), o úbere (firme e saudável), o peso (peso médio conforme a raça), a mobilidade (leveza e facilidade ao levantar e andar) e o comportamento (curioso e vivaz).
5º Passo: Durante a conversa, negocie o preço com o proprietário
Atualmente tudo é negociável, basta uma boa conversa. Mas antes de negociar o preço, olhe o preço em outros lugares. Em geral, bovinos vendidos por particulares são negociados com base no $/cwt (
45,35kg), exceto os sangues-puros (mais caros). Antes de fechar negócio, verifique os documentos de registro do bovino, além da vacinação e desparasitação.
- Mais de R$ 20 milhões em espécie são apreendidos pela PF no 1º turno das eleições
- Banco do Brasil lança novo programa de sustentabilidade na pecuária
- Plantio de algodão 1ª safra cresceu 82,2 mil hectares em 2024
- Brasil deve diminuir dependência de fertilizantes importados
- Conheça os melhores touros da raça Gir Leiteiro do Brasil
6º Passo: Transporte os bovinos para a sua fazenda
Assim que concretizar a compra do gado, a responsabilidade do transporte dos animais é sua. Salvo se o proprietário combinar com você o transporte dos animais. No mais, quem compra gado já possui caminhonete ou caminhão para o deslocamento do rebanho.
7º Passo: Recepcione os bovinos com o manejo correto
Ao chegarem à sua propriedade, o gado deve ser recepcionado de forma calma e tranquila, pois eles podem estar estressados com o transporte. Gradualmente faça o manejo racional dos animais, aloje-os em ambiente que garanta o seu bem-estar. Da mesma forma, alimente-os bem e deixe água fresca disponível durante todo o dia. Nos primeiros dias, observe com frequência o comportamento dos animais, até que todos se adaptem à sua nova morada. Chame um veterinário de sua confiança para uma avaliação de rotina.
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Wiki How