PARTILHAR

A rentabilidade de uma fazenda de gado de corte não está somente ligada ao ganho diário de peso do rebanho ou a nutrição de qualidade, por exemplo.

A lucratividade deve ser buscada através da gestão da fazenda. Defina objetivos, busque maneiras eficazes, valorize cada colaborador da fazenda, use bem os recursos e invista em novos com sabedoria.

Até não muito tempo atrás, muitos enxergavam a pecuária como uma “poupança”: você larga o gado no pasto, ele engorda e rende dinheiro. Mas os tempos mudaram, e a pecuária não é mais assim tão simples. Contudo, apesar da complexidade da atividade tenha aumentado, isso não significa que ela tenha deixado de ser rentável!

Você acredita que o segredo para que sua fazenda seja mais rentável esteja nas vacas gerando mais bezerros? Que a chave para uma maior rentabilidade esteja no ganho diário de peso do seu rebanho? Que seus animais precisam ter uma boa genética? Que a nutrição de seu rebanho seja de qualidade?

Se você acredita nos pontos mencionados, você não está errado, pois tudo isso é muito importante. Mas a rentabilidade de uma fazenda de gado de corte não está somente no alto desempenho dos indicadores zootécnicos, afinal de contas, muitas vezes altos desempenhos são acompanhados de altos investimentos e altos riscos, o que pode vir a diminuir o lucro da fazenda, ou até mesmo levála ao prejuízo.

Por esse motivo, a lucratividade deve ser buscada através da GESTÃO DA FAZENDA.

Definir objetivos para a fazenda, traçar metas e buscar formas eficazes de atingi-las, valorizar o conhecimento e habilidades das pessoas que atuam no dia a dia da fazenda, usar bem os recursos já existentes na propriedade e investir com sabedoria em novos recursos necessários. Tudo isso para que todas as engrenagens da fazenda – pessoas, animais, clima, solo, manejo, genética e nutrição – estejam bem encaixadas e funcionando corretamente, para que o lucro seja alcançado.

Mas na prática, como isso funciona?

Baixe o E-book da Jetbov e tenha acesso ao conteúdo por completo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com