Touro divisor de águas na pecuária, Lítio AJ é aposentado

Touro divisor de águas na pecuária, Lítio AJ é aposentado

PARTILHAR
touro-nelore-litio-aj
Foto: CRV Lagoa

Chega ao fim a brilhante trajetória do touro Nelore CEIP Lítio AJ, touro que fez história dentro do mercado de genética, sendo mais um divisor de águas produzido pela Jacarezinho

A Agropecuária Jacarezinho comunica que chega ao fim a brilhante trajetória do touro Lítio AJ, reprodutor que fez história dentro do mercado de genética, sendo mais um divisor de águas produzidos pela agropecuária do oeste baiano e que contribuiu muito para a pecuária nacional.

Nascido no mês de outubro de 2006, nas férteis terras do Noroeste Paulista, mais precisamente no município de Valparaíso, aonde a Agropecuária Jacarezinho mantinha sua operação, antes da mudança para o Oeste Baiano. Lítio nasceu filho de touro de repasse, então apresentava em seu pedigree a sigla RM (Reprodutor Múltiplo), mal sabia ele que seu destino iria mudar completamente e seu destino de sucesso já estava traçado mesmo antes do seu nascimento.

Participou de todo o processo que a DeltaGen aplica a todos os seus produtos nascidos no programa, e foi sempre destaque, tanto na desmama quanto no pós-desmame. Sendo inclusive indicado para o programa de touros jovens da então Conexão Delta G-Norte (hoje Deltagen). Foi indicado por mérito genético e foi selecionado pela equipe técnica responsável pelo processo de escolha dos touros jovens.

Foi selecionado e batizado como Lítio AJ, visto que aquela safra os nomes dos touros foram escolhidos de acordo com o tema da Safra, que foi batizada como a Safra dos Elementos Químicos. A ironia, recebeu o nome do elemento químico, que talvez hoje seja um dos mais importantes, principalmente por ser componente das baterias de celulares.

Touro mesmo predestinado, além do nome que recebeu, teve sua paternidade identificada via genômica, e seu pedigree foi corrigido, deixou de ser RM e assumiu a paternidade o touro Macambira AJ, linhagem do Genético do IZ. Como touro jovem no programa DeltaGen, não produziu sêmen quando foi para central, algo que não impediu seu uso pela Agropecuária Jacarezinho, que o utilizou em monta controlada, afinal tinham muita confiança no touro.

  • Foram mais de 300 mil doses de sêmen comercializadas ao longo de sua vida.

Conforme as progénies do Lítio AJ foram nascendo e entrando no processo normal da DeltaGen, os índices do touro só foram melhorando, e com isso despertou o interesse da CRV Lagoa, que o contratou. Na central Lítio AJ foi o primeiro touro CEIP a receber o troféu Palheta de Ouro, tricampeão do Sumário Aliança, o animal em 2016, com 10 anos de idade e 261 mil doses de sêmen produzidas e comercializadas, entrou em um grupo seleto de grandes raçadores que ultrapassaram essa marca.

touro-nelore-litio-aj-1
Foto: Divulgação

Lítio é um touro de extrema confiança em todas as avaliações, com mais de 10.000 filhos em mais de 100 rebanhos, sendo destaque em desempenho, precocidade e musculosidade. Seu elevado Retorno Maternal comprova o potencial de produção de suas filhas, que emprenham precocemente”, destaca Rodrigo Dias, gerente de produto Corte Zebu da CRV Lagoa.

destaque de varios sumarios - touro nelore ceip liito aj
Alguns números do Lítio AJ

Litío AJ faz parte de uma nova geração que chamam de Nelore Produtivo, chancelados com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção). Certificação criada pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que garante que o animal que o recebe terá progênie com desempenho produtivo muito superior à média de seu rebanho de origem.

O touro voltará para a Bahia, onde nasceu, provavelmente para a Fazenda Nova Terra que fica nos municípios de Cotegipe e Wanderley (BA), para descansar depois de prestar um ótimo serviço à pecuária de corte brasileira.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.