Varejista brasileira investe no agronegócio

Varejista brasileira investe no agronegócio

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Família Trajano, dona da Magazine Luiza, compra fatia na rural tecnológica Solinftec; empresa é líder em agricultura digital no Brasil.

Sua mais nova aposta é em uma empresa que está tornando a agricultura mais eficiente por meio da tecnologia. O clã brasileiro está liderando um investimento de US$ 40 milhões em uma fatia minoritária na Solinftec, que usa software e hardware para aumentar a produtividade agrícola.

A injeção de capital ajudará a Solinftec a se expandir para novas culturas e regiões, de acordo com Patricia Moraes, sócia gestora da Unbox Capital, empresa de private equity que administra cerca de US$ 100 milhões para a família Trajano.

Imagem: Facebook/Solinftec

O TPG Art do TPG Group Plc, que comprou fatia na Solinftec em 2017, também fez um novo investimento agora, separadamente, de valor não revelado, para evitar diluição.

Como maior exportador mundial de soja, açúcar, café e carne, o Brasil é um incubador natural de startups de tecnologia para agricultura, conhecidas como AgTechs, com mais de 300 dessas empresas, de acordo com estimativas da escola de agricultura da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) e do AgTech Garage, um centro de inovação que fomenta novos negócios.

Números da Solinftec

O software e o hardware da Solinftec conectam em tempo real as máquinas utilizadas nas lavouras a uma plataforma de inteligência artificial chamada “Alice”, que se comunica com os clientes para coordenar melhor a produção e reduzir o uso de combustível, fertilizantes e sementes, de acordo com a empresa.

A Solinftec foi criada em 2007 por sete cubanos, incluindo o diretor de tecnologia Britaldo Hernandez, e passou a oferecer a outros clientes os mesmos serviços que inicialmente oferecia para a maior produtora brasileira de cana-de-açúcar, a Cosan.

A Solinftec hoje monitora cerca de 72% da safra de cana-de-açúcar do Brasil, de acordo com o presidente Rodrigo Iafelice dos Santos. Em todo o mundo, monitora 18 milhões de acres, incluindo milho, algodão, café e laranja, e agora está crescendo no mercado de soja.

Em junho passado, a empresa, com sede em Araçatuba, São Paulo, abriu filial nos EUA, no Purdue Research Park, em West Lafayette, Indiana. A empresa possui cerca de 500 funcionários e atende clientes em 11 países.

Foto: Divulgação

“Queremos ajudar a Solinftec a se expandir, mostrando sua tecnologia inovadora para o mundo inteiro”, disse Patricia, em entrevista. Ela disse que a Solinftec nunca perdeu um cliente e tem uma forte receita recorrente.

Estações meteorológicas locais e previsões ajudam a empresa a aconselhar os clientes sobre a pulverização de pesticidas, por exemplo, evitando desperdícios durante ventos fortes ou chuva e impedindo que os produtos se espalhem para as fazendas vizinhas.

Depois de usar a tecnologia da Solinftec, a Cosan conseguiu reduzir o número de máquinas de colheita de 250 para 220, disse Santos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com