Veja as três carreiras mais promissoras do agronegócio

PARTILHAR
Aluno de Zootecnia da Fazu realiza experimento — Foto: Divulgação Fazu

As oportunidades de áreas de atuação profissionais neste ramo é grande, com espaço para o jovem apaixonado pela terra e pelos animais; veja as carreiras mais promissoras do agronegócio!

Em um 2020 difícil para a economia como um todo, o agronegócio se mostrou mais uma vez que não para. Com o alto desenvolvimento da produção agropecuária brasileira nos últimos 40 anos, o Brasil será o grande fornecedor de alimentos do futuro. Em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$ 1,55 trilhão ou 21,4% do PIB brasileiro.

Sendo um dos principais pilares de sustentação da economia do país, as oportunidades de trabalho e crescimento profissional são inúmeros. Entretanto, há algumas áreas que são mais promissoras. Sendo assim, listamos aqui três carreiras mais promissoras do agronegócio!

As vendas externas do agronegócio em julho de 2020 representaram 51,2% no valor total exportado pelo país, somando US$ 10 bilhões no mês passado, alta de 11,7% em relação ao valor exportado em julho de 2019, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Com notável participação na economia brasileira, o agronegócio é responsável por criar grandes oportunidades de emprego. A participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,6% em 2019 (no total, a população ocupada somou 93,4 milhões de pessoas, avanço de 2% entre 2018 e 2019), segundo dados de pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Diante desse quadro positivo, a busca por profissionais qualificados disparou nos últimos anos. De acordo com dados da consultoria de recrutamento Michael Page, as contratações no agronegócio aumentaram em 25% entre 2016 e 2017. As posições mais solicitadas estão nas áreas de operações (50% das contratações), finanças (30%) e vendas (20%). Os salários, em média, variam entre 6 mil e 25 mil reais por mês.

A alta nas contratações é acompanhada pelo aumento do interesse do brasileiro por carreiras no agronegócio. Reconhecendo o crescimento na demanda de profissionais para o agronegócio e na intenção de colaborar com esse desafiador processo de escolha do jovem, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferta os cursos de graduação mais importantes do agro brasileiro:

Agronegócio

O Gestor do Agronegócio formado pela Fazu domina o gerenciamento das cadeias produtivas e a administração de empresas e propriedades rurais. A formação em Agronegócio qualifica para atuar com gestão, consultoria, agroindústria, comercialização, exportação e novas tecnologias.

O curso possibilita vivenciar na prática a realidade da profissão, através de iniciativas de empreendedorismo e do contato direto com empresas referência no setor, através de visitas técnicas, estágios e participação em grandes feiras e eventos. O Agronegócio Fazu é nota 4 no MEC e foi pensado como um curso de curta duração, para rápida inserção no mercado de trabalho.

Agronomia

O Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu domina os sistemas de produção vegetal, atuando de forma sustentável desde o preparo do solo até o gerenciamento de toda a cadeia produtiva.

Consolidada com mais de 30 anos de excelência no ensino, a Agronomia Fazu qualifica profissionais sobre as grandes culturas e as principais técnicas da profissão, temas atuais são diferenciais abordados, como Agricultura de Precisão, Manejo Fitossanitário, Nutrição Vegetal e Produção Sucroalcooleira. Eleito por três anos seguidos dentre as faculdades particulares no RUF – Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Zootecnia

O aumento da população global estimula cada vez mais a contratação do profissional empreendedor que é o Zootecnista, que domina os sistemas de produção animal, atuando desde o manejo até o planejamento agropecuário.

Com 45 anos de história, a Zootecnia Fazu dissemina conhecimento técnico, gerencial e estratégico nos campos de nutrição e bem-estar animal, forragicultura e pastagens, reprodução e melhoramento genético, dentre outras grandes áreas da profissão.

O curso de Zootecnia da Fazu é consolidado como um dos primeiros e mais reconhecidos do país. Possui IDD 5 no MEC. Conceito máximo de um indicador que mede o desenvolvimento dos estudantes ao longo do curso.

Com algumas informações da FAZU

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com