Produtor Rural tem direito a carro com desconto? Sim e Não!

PARTILHAR

Descontos podem chegar a 30%, mas varia de acordo com a fabricante e o modelo escolhido; confira os documentos necessários para solicitar o benefício!

Muitas dúvidas surgiram em relação ao tema na última semana, diante disso, vamos explicar como se dá o desconto em veículos para produtor rural. Um direito do produtor rural, mas não quer dizer que seja lei no país, por isso vamos te mostrar todos os detalhes de como comprar carro com até 30% de desconto!

Quem tem direito ao benefício? Quais são os documentos necessários para dar entrada na compra do carro? E as opções disponíveis no mercado?
Confira todas as respostas e quais são os modelos e montadoras que mais ajudam o produtor na hora da compra!

O desconto de veículos novos para produtor rural não é padrão, já que é uma oferta das empresas (venda direta) e não uma isenção de impostos estatais e federais, como é o caso dos carros para PcD. O valor depende de cada fabricante, varia com o tempo e de acordo com o modelo de interesse.

Como supracitado, não há uma lei específica que garanta ao produtor rural um desconto na compra do carro, entretanto, a alguns projetos que buscam garantir esse desconto. Confira aqui: Produtor rural poderá ter caminhonete sem imposto!

É possível afirmar, no entanto, que a diminuição pode chegar a 30%. No geral, os comerciais leves, como picapes e furgões, apresentam descontos maiores.

Quem tem direito ao desconto de veículos para produtor rual?

As concessionárias têm definições diferentes para a resposta da pergunta. Algumas delas afirmam que, para se enquadrar na categoria, é necessário apresentar o comprovante de produtor rural (ITR – Imposto sobre propriedade Territorial Rural).

Foto Divulgação

Outras, por sua vez, pedem que a pessoa física informe o número do cartão de inscrição ou nota fiscal de emissão recente. Mas vamos explicar tudo mais abaixo!

O fato é que o produtor rural precisa ter a sua atividade formalizada para conquistar os benefícios da venda direta.

Produtor Agropecuário

O Produtor Agropecuário também tem direito ao desconto. A diferença é que a diminuição do valor é viabilizada por meio da validação do CNPJ.

Documentos necessários

Para dar entrada na compra, podem ser exigidos um ou mais dos documentos descritos abaixo:

  • Contrato de arrendamento citando o nome e CPF do Produtor Rural;
  • Cartão de identificação do produtor rural com validade regular;
  • Declaração Cadastral de Produtor (DECAP);
  • Certidão negativa ou positiva (com efeito, de negativa) de débitos de imóvel rural do Ministério da Fazenda;
  • Declaração Cadastral (DECA inicial);
  • Ficha de inscrição cadastral emitida pela Secretaria do Estado;
  • Declaração do ITR-DIAC/DIAT;\
  • Certificado de cadastro de imóvel rural (CCIR);
  • Declaração do INCRA informando que o CCIR é válido;
  • Cadastro geral do produtor emitido pela Prefeitura;
  • Declaração para Cadastro de Imóveis Rurais com nome e CPF do produtor;
  • Comodato indicando um comodatário (CPF) que explora uma área rural para criação ou cultivo.
  • Sintegra – CAD / PRO

Quais são as empresas que forcem esse desconto?

Praticamente 99% das montadoras fornecem esse desconto na hora da compra. Entretanto, como citado acima, é preciso entender que o desconto varia entre elas e que, na maior parte, a solicitação deve ser feita no próprio site da concessionária, já que é um desconto de fábrica.

É conhecido por todos que buscam esses descontos que a FIAT, é uma das empresas que mais é parceira do produtor na hora da compra do seu carro, com descontos maiores. Outra que vem ganhando mercado é a Chevrolet que, além do desconto, fornece a opção do financiamento de acordo com a sazonalidade da safra, ou seja, você só paga o carro quando finalizar a colheita.

Desvantagens dos veículos com desconto para produtor rural

A maior desvantagem da compra direta é o prazo de entrega, que é condicionado à demanda da fabricante. Normalmente, o tempo varia de 10 a 40 dias. Se o modelo desejado estiver disponível no pátio, o processo pode ser mais rápido.

O pós-vendas é outro ponto que varia de acordo com a marca escolhida. Algumas fábricas diminuem o tempo de garantia por considerar que o automóvel rodará mais que um veículo de passeio.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com