Vídeo: Evolução de 50 anos da agropecuária brasileira

Vídeo: Evolução de 50 anos da agropecuária brasileira

PARTILHAR

A apresentação mostra a evolução da agropecuária nos últimos 50 anos: produção, diversificação e sustentabilidade. Confira o vídeo da Embrapa!

O vídeo de animação da Embrapa que você confere a seguir tem menos de 5 minutos, mas descreve com muita fidelidade o impacto da ciência na agricultura brasileira. A apresentação mostra a evolução da agricultura nos últimos 50 anos: produção, diversificação e sustentabilidade. Destaca o papel da pesquisa pública e sua articulação com a competência do agricultor.

Apenas alguns anos atrás, na década de 60, havia pouca tecnologia disponível para a agricultura e o Brasil importava maior parte dos alimentos. Na década de 70, mais precisamente em 7 de dezembro de 1972 é então fundada a Embrapa. A Estatal chegou trazendo assistência técnica, universidade, extensão rural e pesquisa estadual. O investimento em ciência e tecnologia muda o cenário agrícola, fazendo com que o Brasil iniciasse o caminho para se tornar o maior produtor de alimentos do mundo.

Sendo assim, uma revolução tecnológica chega aos campos brasileiros. Cientistas trazem novas técnicas para a agropecuária e desenvolvem plantas mais produtivas.

Algo inédito acontece no cerrado brasileiro, duas safras são produzidas no mesmo ano. As pesquisas continuam a todo vapor e os agricultores adotam sistemas inovadores, cultivando mais produtos em uma menor área. Hoje o cerrado é responsável por 50% da produção de grãos do país, além de outras produções.

O Brasil começa a ter destaque mundial na produção agropecuária. Hoje somos o maior exportador de café, açúcar, suco de laranja, etanol, carne bovina, frango e soja.

A produção agropecuária se torna sinônimo de sustentabilidade, fazendo com que a preservação e produção consciente se tornem fundamentais para garantir a produtividade das fazendas.

Em 50 anos, o Brasil se tornou um celeiro para o mundo, produzindo alimentos para sua população e, ainda, com capacidade para exportar 25% do volume que é produzido. Ao todo, são 350 produtos para mais de 180 países.

Alguns dados chamam atenção: maior rebanho comercial do mundo, com mais de 200 milhões de cabeças; Grande produtor de suínos, aves, ovos e leite; Custo da cesta básica caiu 43% em apenas 45 anos; De 4 produtos do agronegócio em circulação no planeta, 1 é brasileiro.

Em 1970 o Brasil produzia cerca de 21 milhões de toneladas de grãos. Hoje são mais de 250 milhões de toneladas. Além disso, 12 milhões trabalham com agricultura familiar e garantam, juntos, 1/3 do PIB agropecuário.

O vídeo encerra com temas prioritários para enfrentar os desafios futuros. Vale a pena conferir:

Deixamos aqui, junto a Embrapa, os nossos parabéns a todos aqueles que fazem parte dessa história. Deixamos aqui o imenso orgulho de fazer parte do agronegócio, do time que carrega a economia desse país e batalha, dia após dia, para produzir o alimento que vai a mesa de todos os brasileiros e demais países.

Grande abraço companheiros e companheiras que carregam o pó da estrada de um setor que é fundamental para o desenvolvimento da economia de toda uma nação. O agronegócio é pujante e só quem participa sabe a emoção e satisfação de fazer aquilo que fazemos.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa MBA em Gestão de Projetos pela UNIUBE, idealizador do projeto Tecnologia para o Agronegócio. Possui base técnica e experiência de campo em propriedades de corte e leite. Sócio-Diretor do Compre Rural. (62) 996441746 thiagorp100@gmail.com