Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Vídeo: Funcionários tentam salvar porcos de inundação em SC

Devido às fortes chuvas que assolaram a região nesta quinta-feira (16), uma granja de porcos foi severamente afetada, resultando em uma tragédia que envolveu perda de animais e mobilização da comunidade local; veja

Pinheiro Preto, cidade localizada no oeste de Santa Catarina, enfrenta momentos de angústia devido às fortes chuvas que assolaram a região nesta quinta-feira (16). Uma granja de porcos foi severamente afetada, resultando em uma tragédia que envolveu perda de animais e mobilização da comunidade local.

O município relatou que a granja ficou inundada após o bloqueio de uma galeria na rodovia SC-135, que corta a cidade, causada por uma penetração de terra. O incidente resultou no represamento das águas das chuvas, afetando diversas residências e instalações agrícolas ao redor. O prefeito Gilberto Chiarani explicou que uma intervenção de emergência foi realizada, abrindo uma vala na rodovia para permitir o escoamento da água acumulada.

Um vídeo gravado por uma moradora da cidade capturou o resgate dramático de porcos na granja inundada. Nele, é possível observar um grupo de pessoas tentando retirar os animais dos currais, enquanto outros suínos já soltos nadam para escapar das águas (veja o vídeo abaixo). Infelizmente, parte dos animais não resistiu às condições adversas, resultando em perdas significativas. O proprietário da granja, Júlio Bressan, lamentou a situação, mencionando que aproximadamente dois mil porcos estavam na propriedade.

O veterinário e professor José Francisco Manta Bragança explicou que, embora a maioria dos suínos consiga nadar naturalmente, alguns animais alojados podem ter enfrentado dificuldades para se deslocarem, resultando em afogamentos. Ele ressaltou os desafios enfrentados pelas pessoas que desejavam salvar os animais devido ao peso que têm. “Tu podes ver [pelo vídeo] que o pessoal está tentando livrá-los. Mas são animais mais pesados, isso dificulta também“, considera.

Até o momento, as autoridades locais não contabilizaram o número exato de famílias afetadas pelo desastre. Moradores de áreas de risco foram realocados para um ginásio, enquanto a Defesa Civil avalia as condições das áreas afetadas. A comunidade de Pinheiro Preto enfrenta agora o desafio de lidar com os impactos das inundações e buscar formas de recuperação diante dessa tragédia.

Escrito por Compre Rural com informações do G1.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM