Você conhece os tipos de cordoalhas e as suas funcionalidades?

Você conhece os tipos de cordoalhas e as suas funcionalidades?

PARTILHAR
cerca rural cordoalhas
Foto Divulgação.

É muito comum a dúvida de qual cordoalha utilizar para o seu sistema, bem como qual o melhor material com custo/benefício do mercado. Vamos te ajudar!

O uso de produtos de confiança é uma questão muito importante para o sucesso de sua propriedade. Tentar economizar e improvisar pode sair caro, já que você coloca em risco o sucesso do negócio.A economia financeira que elas promovem são passageiras, gerando problemas a longo prazo. Dessa forma, você não pode utilizar apenas os fatores financeiros para tomar decisões.

Os tipos de cordoalhas já fazem parte da rotina de trabalho de vários profissionais. Elas fazem parte de estruturas para cultivos de frutas e pecuária. Porém, algumas pessoas têm dúvidas, não conhecem as suas características e como elas são importantes para a obtenção de resultados positivos, certo?

Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre o que elas são e quais são os principais tipos de cordoalhas. Veja ainda como o catálogo da Taura oferece tudo aquilo que você procura. Tenha muita atenção em sua leitura e tire todas as suas dúvidas!

O QUE SÃO AS CORDOALHAS?

Elas são cabos produzidos de arame de aço que trançados formam um cordão mais espesso e resistente. É como no caso do cadarço de um tênis: ao desfiá-lo, você vê que existem vários fios menores que constroem um fio maior juntos.

QUAIS TIPOS DE CORDOALHAS SÃO UTILIZADOS NA AGROPECUÁRIA?

As atividades no campo são diversas. Uma fazenda pode realizar vários trabalhos — como a criação de gado ou o cultivo de frutas. Cada atividade tem características diferentes e, com isso, é necessário planejar muito bem o que vai ser utilizado e como os recursos serão gastos.

O tipo de cordoalha a ser adotado é definido pelo grau de exigência do trabalho em análise. Todos os seus componentes são resistentes e formam um produto nobre, já que o processo de produção é muito controlado. O que vai definir o diâmetro e a quantidade de fios é a necessidade de resistência que o serviço exige.

As cordoalhas que atentem às atividades no campo são:

  • cordoalha de 3 fios (4 mm);
  • cordoalha de 3 fios (4,87 mm);
  • cordoalha de 7 fios (6,4 mm).

Todas elas são triplamente galvanizadas, e isso faz com que os materiais tenham uma durabilidade maior. Para entender melhor, imagine que, no caso do arame, um verniz ou uma tinta são aplicados no produto. Assim, o zinco aumenta a proteção contra a formação de ferrugem e também a vida útil do produto.

O material zincado tem brilho intenso quando é recém-fabricado. Com o passar do tempo e a sua exposição ao ambiente, o oxigênio e a umidade fazem com que ele perca esse brilho e depois comece a oxidar. Como as cordoalhas têm tripla camada de zinco, o processo de oxidação demora muito mais tempo para começar e fazer com que o material perca as suas propriedades mecânicas.

As mercadorias presentes no catálogo da Taura são as únicas do Brasil que contam com embalagem reforçada. Isso significa que elas têm maior proteção contra a umidade durante o armazenamento e o transporte, fazendo com que o zinco comece a trabalhar somente depois do produto instalado.

Elas são:

  • Taura Cordoalha 3 fios 4.0 Zn+;
  • Taura Cordoalha 3 fios 4.87 Zn+;
  • Taura Cordoalha 7 fios 6.4 Zn+.

PARA QUAIS SERVIÇOS ELAS SÃO RECOMENDADAS?

Após descobrir quais são os tipos de cordoalhas e por que elas são tão importantes para o seu negócio, você deve estar se perguntando como e onde elas são aplicadas, certo? Pois bem, o nível de segurança e as solicitações de cada projeto vão determinar o produto que você deve utilizar.

A cordoalha de 3 fios e 4 mm de espessura tem uma carga de ruptura equivalente à 1.000 kgf e é encontrada em rolos de 250 m. Em geral, este produto é utilizado para construção das estruturas de culturas aéreas, como uva, maçã, kiwi e maracujá.

Existe outro modelo com 3 fios, mas de diâmetro maior (4,87 mm) e carga de ruptura igual a 1.670 kgf. Ela atende o cultivo de frutas e também pode ser utilizada para a construção de estruturas para pecuária, como os cochos.

O confinamento de gado exige uma resistência ainda maior de uma cordoalha, já que, vários animais são colocados em um espaço menor. A cordoalha de 7 fios com 6,4 mm de espessura é o produto ideal pra esse tipo de atividade, pois aguenta uma força de até 2.500 kgf.

Apesar desses critérios, ainda é possível adotar esses tipos de cordoalhas em outros casos, como na construção de bretes, nas coberturas de pomares e parreiras e outras estruturas agropecuárias que exigem resistência e durabilidade. Além do mais, nada impede, por exemplo, que você utilize uma cordoalha de 7 fios na estrutura de uma plantação.

De qualquer forma, sempre analise muito bem os objetivos de cada serviço e escolha o produto mais adequado às suas necessidades.

Existem vários desafios na rotina de trabalho de um produtor rural. O mercado está cada vez mais concorrido, exigindo a otimização dos custos e a extração do melhor de sua propriedade.

Adotar metodologias antigas não é uma boa ideia nessas horas, pois as tecnologias revolucionaram o relacionamento entre clientes, fornecedores e agricultores.

Hoje em dia, é possível entrar em contato com um possível parceiro de trabalho com a internet a qualquer hora e lugar. Drones são utilizados também e melhoram o monitoramento das plantações de uma fazenda. Ao adotar essas soluções, você aumenta a produtividade, reduz as despesas e otimiza a qualidade da produção.

Quem conhece os tipos de cordoalhas sabe utilizá-las com eficiência para construir estruturas que atendem às atividades de uma fazenda. Os modelos oferecidos pela Taura são produzidos e embalados cuidadosamente, proporcionando o melhor desempenho para o homem do campo.

Essa questão faz com que o arame tenha uma durabilidade muito maior , o que otimiza os investimentos que você realiza e reduz os reparos na propriedade.

Ao ler este post, você aprendeu um pouco mais sobre o assunto e como ele pode ser aplicado em sua gestão.

O uso do arame liso em cercas rurais

Fonte: Taura

-- conteúdo relacionado --

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com