Você sabe o que é Medicina Veterinária e sua atuação?

Você sabe o que é Medicina Veterinária e sua atuação?

PARTILHAR
Foto Divulgação.

O médico veterinário dá assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres. Ele cuida da saúde, alimentação e reprodução de rebanhos, e inspeciona a produção de alimentos de origem animal.

Hoje é dia 09 de setembro, o dia do Médico Veterinário. Nós da Equipe Compre Rural, desejamos parabéns a todos os veterinários que fazem parte do sucesso do Agronegócio! Para aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre a profissão, se liga nessa matéria!

Neste caso, verifica o cumprimento das normas de higiene nas indústrias, a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, controla as tecnologias de produção.

Em qualquer indústria que use matéria-prima de origem animal, a presença do graduado é indispensável para fazer o controle dessa matéria-prima. Pode atuar, ainda, na área de vendas de alimentos, remédios, vacinas e de outros artigos para animais.

O que você pode fazer

  • Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
  • Centros de pesquisa Atuar na pesquisa e no desenvolvimento de biotecnologias voltadas ao setor animal.
  • Indústria de produtos para animais Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
  • Indústria de produtos de origem animal Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
  • Conservação de espécies Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu habitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar projetos ecológicos e em reservas naturais.
  • Perícia técnica Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
  • Produção e sanidade animal Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
  • Saúde pública veterinária Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
  • Tecnologia de produção animal Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Mercado de Trabalho

O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). O setor obteve um faturamento próximo a R$ 18 bilhões em 2016. Nas grandes cidades, há uma abundância de clínicas veterinárias e lojas para animais de estimação, o que resulta em boa procura pelo profissional. Mas a concorrência é elevada.

O profissional que quer ter seu próprio negócio precisa ser criativo e oferecer produtos e serviços inéditos para atrair clientes, como venda de alimentos light, cuidados estéticos, tratamentos clínicos de última geração, aparelhagem avançada para diagnósticos por imagem, planos de saúde, fisioterapia, adestramento e hospedagem diferenciada.

O agronegócio é outra área aquecida. Nela, o graduado atua em parceria com agrônomos e zootecnistas na melhoria das condições de saúde de rebanhos. Na indústria de produtos de origem animal faltam veterinários para adequar as condições de produção às normas de exportação. As empresas que produzem peixes em cativeiro sofrem com a falta do bacharel. Há ainda boas chances na indústria de medicamentos e de produtos veterinários.

Sobre o curso de MEDICINA VETERINÁRIA

O curso de veterinária ou medicina veterinária é uma graduação na qual prepara o estudante para atuar no segmento da medicina direcionado a cuidar da prevenção e tratamento clínico e cirúrgico de patologias em animais domésticos e silvestres. Confira maiores informações sobre Medicina Veterinária e conte com o Educa Mais Brasil para encontrar o curso que mais combina com você.

As faculdades de medicina veterinária oferecem a graduação com a titularidade de bacharelado e dura em média cinco anos, nos quais são exigidos bastante estudo por parte do estudante. Nos quatro primeiros semestres o aluno de medicina veterinária tem uma carga horária bem carregada de disciplinas voltadas para as áreas de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Ciências Sociais em um grau mais abrangente.

A partir do quinto período de graduação, os futuros médicos veterinários começam a estudar disciplinas mais específicas da área, como o estudo de doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. Ao final do curso ainda é exigida a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a realização de estágio supervisionado.

Confira algumas disciplinas da grade curricular de Veterinária:

– Anatomia dos Animais;
– Biologia;
– Cirurgia Veterinária Básica;
– Estatística;
– Genética;
– Microbiologia;
– Morfologia dos Animais;
– Nutrição Básica;
– Parasitologia;
– Química e outras.

Uma história de sucesso

“Escolhi a área pela possibilidade de trabalhar com animais e praticar a medicina, e pela extensão de conhecimentos necessários ao trabalho. A atividade no zoológico é desafiadora, pois propicia contato com grande variedade de espécies e doenças, o que oferece constante aprimoramento profissional.

Fiz estágios na área médica de pequenos animais e de animais silvestres ainda durante a faculdade. Comecei minha carreira em clínica de pequenos animais. Após alguns anos, pude trabalhar apenas com animais silvestres domiciliados e, finalmente, no zoológico.

Os estágios são fundamentais na formação do profissional, pois proporcionam conhecimentos práticos essenciais à profissão, além da possibilidade de conhecer as diversas áreas possíveis de atuação do veterinário. É importante procurar estágio em diferentes áreas e, quando escolher a que mais se identifica, dedicar-se ao máximo.

É importante estudar sempre e manter-se atualizado. Fazer cursos de pós-graduação, frequentar congressos, cursos de extensão, palestras. O profissional também deve ter bom senso e usar a criatividade. Muitas vezes é necessário criar um aparelho ou instrumento para adaptar seu uso em uma pequena lagartixa ou até mesmo em uma girafa”.

Claudia Rossi Ontivero, médica veterinária da Divisão de Veterinária da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.

Confira o vídeo feito pelo Guia dos Estudantes, que vai te ajudar a entender melhor o que faz um médico veterinário.

As Informações são do Guia do Estudante editada pela equipe do Compre Rural.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com