10 dicas essenciais na hora de comprar cerca elétrica rural

10 dicas essenciais na hora de comprar cerca elétrica rural

PARTILHAR
cerca-eletrica-ruim
Foto: sureguard.com.au

Muitas das vezes culpada pelo mau funcionamento da cerca elétrica rural aprenda a comprar o material correto na loja agropecuária.

O bom funcionamento da sua cerca elétrica rural está totalmente atrelado ao fato de você saber comprar bem todos os produtos que envolvem o sistema de cercamento, começando pelo principal, é claro, que é o Eletrificador de cerca, o famoso Aparelho de choque.

A cerca elétrica rural embora deixada de lado, sendo tratada como prima pobre nas fazendas, ela é a chave para que o pastejo rotativo seja um sucesso, ela pode ser o fator econômico, prático e de rápida implantação capaz de ajudar a aumentar a produtividade de leite ou arroba por hectare na sua propriedade. Como li estes dias em um artigo, escrito por Ann L. Hansen, que a cerca elétrica e o pastejo rotativo são como o óleo e o milho pipoca, eles até existem um sem o outro, mas, certamente juntos são uma combinação perfeita.

cabritos-na-cerca-eletrica
Foto: Divulgação

Mas, voltando ao assunto principal deste artigo, Como comprar sem erro o eletrificador e os demais produtos para instalar a cerca elétrica rural, vamos pensar juntos, como funciona hoje em 99% dos casos a venda de cerca elétrica? Me permita citar o que tenho visto visitando muitas lojas e cooperativas neste Brasilzão amado:

Como é: Exemplo 01

O cliente chega, e pede pro vendedor:

 – Moço, quero um aparelho de choque, um aparelhinho barato, pode ser pequeno, só para uns 30KM de cerca!

O vendedor (não por culpa dele, mas, certamente por falta de informação dos fabricantes de equipamentos e acessórios), vai lá na prateleira, pega um aparelho com o NOME de 30KM ou 50KM, por exemplo, e entrega ao cliente como sendo um equipamento que atenderia a necessidade, mas, de fato o equipamento entregue energiza no máximo 6KM de fio.

Chegando em casa, só com o aparelho no bolso mais alguns isoladores 30×30 e vai instala e para surpresa e indignação a cerca não funcionou, infelizmente não esta contendo os animais.

Veja porque você não deve usar isolador roldana na cerca elétrica rural

Por que não funcionou? Qual foi o erro?

Compra e venda de forma incorreta. Vender produtos de cerca elétrica sem entender a real necessidade do cliente é dar um “tiro no escuro”, dificilmente vai se atingir o objetivo.

Para que sua compra seja um sucesso, algumas perguntas precisam ser respondidas, caso contrário, há grandes chances de insucesso, veja quais são:

  1. Qual tamanho da área que será cercada?
  2. Em quantos piquetes será dividido?
  3. Qual tipo de animal?
  4. A cerca vai ser fixa ou móvel?
  5. Qual tipo de alimentação do eletrificador? (solar, bateria, pilha, luz)

Estar perguntas darão ao vendedor as informações básicas para dimensionar o eletrificador correto, e fazer sua lista de compras com todos os itens (isoladores, palanques, arame ou fio, batentes porteiras, terminal porteira, kit para raio, haste de aterramento, etc, são mais de 15 itens que compõe o sistema completo), que deverão ser comprados para instalar e fazer com que a cerca funcione 100%. (E não se assuste amigo, não é Alto o custo se comparar com cerca convencional ou com gado fugindo e pisoteando o pasto ainda em rebrota).

Fato é que sem responder as perguntas acima, com precisão, não tem como dimensionar o equipamento correto, muito menos a lista de produtos e acessórios.

Diferença entre um atendimento ideal vs tradicional

A Isolar, como indústria, pensando em como ajudar o produtor rural a deixar de ter problemas com cerca elétrica, desenvolveu uma ferramenta, chamada Calculadora de Cerca, em que o vendedor preenche os dados e ela automaticamente apresenta as quantidades necessárias para instalação da cerca, isso tem ajudado e muito nossos lojistas parceiros a atender o cliente com segurança e de forma profissional, garantindo que ele não esta levando apenas parte dos produtos, mas, que o seu projeto como um todo foi atendido.




calculadora-para-divisao-de-piquetes
Calculadora de divisão de piquetes da Isolar

Após ter o dimensionamento do equipamento ideal e da lista de produtos necessários, é hora de avaliar a qualidade destes materiais. Busque sempre por marcas que lhe dão assessoria em caso de duvidas na hora de instalar (suporte técnico) e que tenham qualidade, pois de fato o que vamos comprar na loja é o CHOQUE, é a contenção de animais, os produtos são o meio pelo qual se concretiza o objetivo da nossa compra.

Para que sua compra seja um sucesso, confira as 10 dicas

1. Eletrificador é um produto técnico, requer dimensionamento na compra e conhecimento por parte de quem vende. Exija informações ao comprar, você não esta comprando um martelo, mas, um equipamento eletrônico.

2. Não compre pelo mais barato, tudo que é mais “em conta” tem duração menor e certamente capacidade de choque menor também. Equipamentos “pequenos”, com bobinas normalmente, são indicados para cercas de curta extensão, em animais de pequeno porte e com funcionamento esporádico.

3. De preferencia a equipamentos com transformador que são mais potentes e resistente as oscilações de energia, inclusive alguns tem função Seca Capim.

4. Não confunda o NOME do Produto com a EXTENSÃO que ele é capaz de eletrificar. Peça sempre para ver a capacidade em Joules do equipamento x a metragem que ele é capaz de eletrificar efetivamente.

5. Lembre-se que JOULE é a potência do equipamento, é o que SAI do aparelho, se sua cerca não for bem instalada esta potencia (choque) mesmo que saia a “todo o vapor” do eletrificador não chegará no final da cerca com a voltagem mínima pra conter o animal. Ou seja, só um equipamento potente não é garantia de uma cerca potente.

6. Esta questão da capacidade de eletrificação de 1 Joule tem variação de entendimento no mercado (vai de 3 KM de FIO/ARAME eletrificado até 10KM por Joule), tudo vai depender do tipo de cerca, solo, isoladores, enfim do sistema como um todo. Eu já vi e testei equipamentos com 0,4 Joules que chegava no final da cerca com 5.000 metros de fio um choque de 6.000 Volts, mas este é assunto para um próximo artigo)

7. A melhor opção no mercado hoje são os equipamentos alimentados por energia solar, que não queimam por oscilação de energia, que é comum no campo.

8. Quanto aos acessórios: HASTE DE ATERRAMENTO ela é tão importante quanto o eletrificador, coloque no mínimo 3, mas, quanto mais, melhor será o choque.

9. Inscreva-se e assista os vídeos do Canal da TV Isolar clicando aqui e saiba tudo sobre cerca elétrica.

10. Confira outros artigos que podem ajudar você na construção da cerca elétrica rural, falamos sobre a forma correta de se instalar, tipos de cerca elétrica, como testar pra saber se está funcionando e também sobre o curso de cerqueiro elétrico que será lançado em breve.

curso-de-cerqueiro-eletrico

Por Rholyston Cordeiro – Isolar Cercas