5 tecnologias que otimizam a agricultura e ajudam as fazendas de leite

5 tecnologias que otimizam a agricultura e ajudam as fazendas de leite

PARTILHAR

O uso de tecnologias cada vez mais avançadas tem o objetivo de aproveitar melhor os recursos da fazenda, tirando o máximo de cada um, gerando mais lucros.

*Artigo publicado originalmente no blog da Fundação Roge

A fazenda que muita gente estava acostumada a conhecer, com ambiente bucólico, chapéu de palha e controles manuais está sendo rapidamente substituída por processos extremamente tecnológicos.

tecnologia chegou no campo para ficar e garantir maior qualidade e produtividade. Nas fazendas leiteiras, um exemplo é o uso cada vez maior de equipamentos e sistemas tecnológicos como sensores de estoque em silos, drones, tratadores automáticos, etiquetas de identificação dos animais, GPS, aplicativos, entre outros. 

Todos esses recursos vêm transformando a atividade rural. E no caso dos setores agrícolas, a produção de alimentos nas fazendas de leite mudou muito em decorrência do uso dessas tecnologias e tem ampliado a capacidade produtiva das fazendas.

São exemplos de tecnologias cada vez mais utilizadas na área agrícola das propriedades leiteiras:

1) Sensores

Eles estão presentes em tratores para alinhar melhor o plantio de sementes, no controle de estoque dos silos e no armazenamento de sementes.

2) Drones

Auxiliam muito na fiscalização das terras, permitindo o controle mais rápido e a localização de pragas. As imagens também são utilizadas para o cálculo da administração de fertilizantes e agrotóxicos.

3) Tratores e colheitadeiras

A evolução desses veículos não para e o investimento vale cada centavo. Uma geração de carros autoguiados está em grande crescimento maximizando a produção, garantindo uniformidade, reduzindo custos e erros.

4) Máquinas e equipamentos agrícolas

O ajuste de detalhes no plantio resulta em melhor colheita e é nisso que o avanço de máquinas e equipamentos agrícolas mantém seu foco. A precisão das máquinas faz muita diferença nos resultados.

5) Celulares, tablets e notebooks

A conectividade está no campo! A comunicação, o registro e o compartilhamento de informações através de dispositivos móveis é um caminho sem volta. Com diversas formas e custos, essa tecnologia está acessível a qualquer tipo de propriedade, agilizando as decisões. Aplicativos de fácil compreensão e até gratuitos auxiliam os produtores na rotina diária.

O uso de tecnologias cada vez mais avançadas tem o objetivo de aproveitar melhor os recursos da fazenda, tirando o máximo de cada um, gerando mais lucros. Por isso, os investimentos em tecnologia são cada vez mais buscados por produtores com visão no futuro.

Quer conhecer alguns aplicativos que auxiliam produtores de leite?

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com